O consumo de água contaminada pode levar à morte

O consumo de água contaminada, imprópria para o consumo pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal causada por E. Coli, leptospirose, salmonela e outras doenças como cólera, rotavírus ou noravírus. Estas doenças podem apresentar diferentes sintomas, mas ao observar sinais como: - Febre, dor abdominal, perda do apetite, - Dor de barriga, diarreia, vômito ou calafrios. - Deve-se ir ao posto de saúde ou hospital para identificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento adequado. Além disso deve-se evitar a automedicação e consumir somente água boa para beber ou água mineral para evitar a desidratação, que também pode se tornar grave, podendo levar à morte.

Sinais de desidratação Os sinais e sintomas que podem indicar desidratação são: - Olhos fundos, pele ressecada, boca seca, rachadura nos lábios; - Ficar muitas horas sem urinar, irritabilidade ou apatia. - Crianças, idosos e pessoas que estejam doentes são os mais vulneráveis a estas doenças por terem um sistema imune mais fraco, e por isso em caso de suspeita deve-se buscar ajuda médica o quanto antes. 

 

Para evitar o risco de ser contaminado com estas doenças recomenda-se o consumo de somente água potável, vinda engarrafada (água mineral), canalizada ou devidamente desinfectada. A desinfecção pode ser feita pela companhia de águas e esgotos da cidade ou de modo caseiro, com as gotinhas de hipoclorito de sódio.

Fonte: Tua Saúde