Prefeitura vai traçar perfil de mulheres vítimas de violência em Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou, na manhã desta quinta-feira (14), que a prefeitura vai traçar um diagnóstico sobre a situação da violência contra a mulher em Teresina.  O anúncio foi feito em solenidade no Palácio da Cidade. 

Através de recurso do Banco Mundial,  o executivo municipal vai contratar a empresa Xaráes Consultoria e Projetos para fazer o estudo.  A Xaraés é especializada em pesquisas nas áreas de gênero, raça, etnia e políticas públicas específicas nas áreas de assistência social.

A secretaria executiva da secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Helena Santos, a delegada da Mulher, Vilma Alves, o secretário municpal de Planejamento, Washington Bonfim, e representantes de entidades ligadas a mulheres participam da solenidade.

O diagnóstico vai mapear e coletar informações, descrever a realidade das mulheres, perfil da vítimas, investigar os fatores que levam a violência e também aprimorar a atuação da secretaria municipal de Políticas para Mulheres.

A secretária Maria Helena Santos adiantou que vai ser feito um mapeamento para que a prefeitura adote políticas de prevenção à violência e reforce a rede de proteção às mulheres de Teresina. 

A secretária destaca que o Fórum Nacional de Segurança Pública revelou que 503 mulheres são vítimas de violência a cada hora no país. 

O diagnóstico será feito no prazo de 12 meses e vai ajudar a prefeitura a definir ações de combate a violência.  Quem vai coordenar o trabalho de pesquisa é a professora da Universidade de São Paulo (USP), Vânia Pazinato.  A pesquisadora apresentou planos de ação durante a solenidade. 

 

 

Flash Yala Sena Redação Izabella Pimentel  redacao@cidadeverde.com