Ambulâncias usam internet para agilizar atendimento em MG

Ambulâncias de Belo Horizonte vão receber aparelhos que permitem o acompanhamento do médico à distância, via internet, aos dados do paciente. O novo sistema, em fase de testes, aposta na tecnologia para tornar mais rápido o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).   De uma central, o médico terá acesso a exames e até imagens de dentro do veículo antes de o paciente chegar ao hospital. Atualmente, as informações sobre os pacientes chegam ao médico via rádio.

Com a nova tecnologia, as informações serão enviadas de dentro do veículo para uma central do Samu. A transmissão de dados também será feita aos hospitais que receberão o paciente, para agilizar o atendimento.

O projeto é uma parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMG e a Secretaria Municipal de Saúde. O sistema já funciona em duas ambulâncias e no Hospital Risoleta Neves. Como alguns aparelhos são importados, a coordenação do projeto acredita que a implantação em todos os veículos do Samu da cidade deve levar oito meses.

 

Fonte: G1

Tags: