Prefeito eleito quer mudar nome de cidade no litoral

Kim do Caranguejo (PSB), prefeito eleito de Luís Correia, ainda não assumiu o cargo mas já está com um projeto polêmico engatilhado. Ele pretende que a cidade volte a ter o seu antigo e passe a se chamar Amarração. A idéia deve passar por um plebiscito em 2009.

“Esse é um sonho da gente e de muitos moradores. Queremos que nossa cidade tenha uma identidade própria”, justifica Kim. Ele explica que a mudança pode melhorar a identificação da cidade, já que apesar de apresentar maior quantidade de praias do Piauí, é Parnaíba o município sinônimo de mar e sol no estado.

“Você percebe isso claramente pela entrevista que o presidente Lula deu em cadeia nacional quando veio para cá. Ele mergulhou em Luís Correia, mas se confundiu e disse ‘como era bom o mar de Parnaíba’”, pontua o prefeito eleito.

Kim acredita que ao ser transformada em Amarração, a cidade conseguiria atrair mais investidores e teria uma nova imagem da cidade. “Criaríamos um fato novo e veríamos Luís Correia ser tratada como um município, não como um bairro de Parnaíba”, descreve.

A proposta deve ser levada à Câmara Municipal nos primeiros dias de mandato e em seguida encaminhada para a Assembléia Legislativa, de onde deve sair a autorização para que o projeto seja votado pelos Luis-correienses.   NomesO município de Amarração recebeu seu nome em alusão ao porto onde várias embarcações, como canoas e dragas pousavam. O nome foi mudado para Luís Correia em uma homenagem a um intelectual parnaibano que teve destaque no início do século XX.   “As cidades de Parnaíba, Cajueiro (da Praia) e Ilha Grande, trazem em suas raízes, sua história e sua cultura. É assim que queremos que Amarração seja lembrada por todos”, afirma Kim.   Sobre as mudanças que devem acontecer na parte burocrática e de identificação, o peessedebista se diz tranqüilo. “Os cartórios terão que emitir novos documentos, segunda vias de identidades, por exemplo. É um processo lento mas que em até dois, três anos, terá sido concluído”, prevê.   NegóciosKim já adiantou que vem se reunindo com grupos que pretendem investir na região.  Nesta segunda (17), o futuro prefeito já se sentou com o embaixador e empresários espanóis que pretendem construir resorts com campos de golfe quadras esportivas além de uma possível indústria de beneficiamento de pescado.       Carlos Lustosa Filho redacao@cidadeverde.com
Tags: