Cassação de Jackson Lago será julgada na próxima semana

O pedido de cassação do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), será julgado na próxima semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ontem, o ministro Eros Grau pediu pauta e o processo - em que o Ministério Público solicitou ao Tribunal a perda do mandato do governador maranhense - será votado em plenário.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Jackson Lago teria comprado votos por meio de distribuição de cestas básicas a pescadores. O governador e o seu vice Luiz Carlos Porto alegam que houve violação aos princípios da ampla defesa e que limitação do número de testemunhas.   O advogado da senadora Roseana Sarney, Marcus Vinicius Furtado Coelho, explicou que o pedido de pauta foi feito porque o Procurador Geral da República deu parecer pela cassação do governador do Maranhão. “Defendemos que houve abuso do poder político para desvirtuar a vontade popular. Tudo está provado em gravações”, afirmou Marcus Vinicius Furtado Coelho.   AS PROVASDe acordo com o advogado, o crime eleitoral se concretizou quando o ex-governador José Reinaldo lançou Jackson Lago candidato ao governo e vinculou os convênios ao apoio de prefeitos a Lago. “Foram mais de R$ 900 milhões de convênios no ano da eleição, sendo boa parte no período vedado pela legislação”, disse o advogado.

“O segundo fundamento é que o governador Jackson Lago foi filmado inaugurando obras públicas e fazendo comício, assinando convênio em cima de palanque e utilizou na campanha o Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão (Prodim)”, destacou Furtado.

  Yala Senayalasena@cidadeverde.com
Tags: