Motoristas de ônibus fazem "operação tartaruga" e fecham rua no Centro de Teresina

Motoristas e cobradores de ônibus realizaram no final da tarde desta sexta-feira (8) um protesto pela falta de acordo com os empresários. A categoria entra no sexto dia de greve, neste sábado (9), sem nenhum acordo. Os motoristas realizaram uma operação tartaruga por mais de 2 horas e pararam o centro de Teresina.

O movimento atinge principalmente a avenida Frei Serafim e vias do Centro da capital. Os trabalhadores chegaram a fechar a rua Areolino de Abreu, impedindo que os ônibus deixem o terminal da Praça da Bandeira em direção a avenida Maranhão. A operação teve início às 16h. Neste sábado, a presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), Liana Chaib, dará um posicionamento sobre o pedido de ilegalidade da greve. 

Segundo o Sintetro, o movimento é uma forma de pressionar o Setut a negociar com a categoria, parada desde a segunda-feira.

“Só estamos fazendo essa paralisação para mostrar que o empresário não quer negociar. O patrão se esconde. Nós estamos pedindo pelo menos um aumento de ganho real. O aumento que eles querem dar é vergonhoso. O prefeito não aparece e ficam nos colocando como moeda de troca entre os empresários. Esse é um movimento de alerta para a sociedade, para que vejam que não estão nos reconhecendo com dignidade”, disse Reginaldo Tavares, diretor do Sintetro.

Na manhã desta sexta-feira, representantes dos empresários e dos trabalhadores do transporte coletivo participaram de audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRT), mas não chegaram a um acordo. A reunião foi mediada pela desembargadora Liana Chaib. A mgistrada ficou de decidir sobre o impasse.

Inicialmente os trabalhadores queriam reajuste salarial de 8.5%, mas recuaram. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) não aceitou a contraproposta da categoria de aumento de 4,5% dividido em duas parcelas - sendo 4% imediato e 0,5% em maio, e sem jornada dupla. O Setut havia oferecido 4% com jornada dupla. 

 

Flash Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com

Tags: ônibusgreve