Incêndio catalisou dano maior da explosão no Líbano, diz bombeiro

O diretor de Engenharia do Corpo de Bombeiros do Piauí, tenente-coronel José Veloso, fala dos cuidados necessários para o armazenamento do nitrato de amônio. Na terça-feira (05), uma explosão na área portuário da cidade de Beirute, no Líbano, "criou um rastro de destruição", diz o coronel. Até o momento, a explosão já contabiliza pelo menos 100 mortos e há cerca de 4 mil feridas. Equipes de resgate ainda estão no local.

"Esse armazenamento requer uma série de cuidados, de cautela. A perícia irá identificar (a causa dessa explosão), mas certamente que há uma maneira inadequada (no armazenamento)".

O coronel diz que é muito comum se ter o nitrato de amônia em casa. "Ele é muito utilizado para fertilizante". O problema, segundo o bombeiro, é a alta concentração, que pode, em grande quantidade, ser usado na produção de explosivos. 

"É preciso ter monitoramento. Ele é instável. Por si só, ele não é explosivo, mas é muito sensível ao calor. Qualquer ação de calor é o suficiente, não precisa nem ter oxigênio, para explodir".

O tenente-coronel Veloso ressalta existem vários órgãos de controle que fiscalizam a produção, o transporte, o armazenamento e a utilização do nitrato de amônia.  O Corpo de Bombeiros faz a avaliação da estrutura predial de indústria e do comércio. 

"Esse produto nós temos em casa, o que faz de um produto perigoso para um produto útil é justamente a quantidade. É uma pequena quantidade útil na agricultura, mas em quantidade excessiva se transforma em produto perigoso. O incêndio que aconteceu lá catalisou o dano". 

Assista a matéria completa no vídeo acima.

O que causou a explosão? De acordo com o governo libanês, o incidente foi causado por 2.750 toneladas de nitrato de amônio estocadas na região portuária há seis anos de forma inadequada. O material tem potencial explosivo. Não está claro o que causou sua detonação. O que é nitrato de amônio? Um produto usado principalmente como fertilizante na agricultura, para fornecer nitrogênio, fósforo e potássio para as plantas, elementos essenciais para que elas cresçam. Ele explode fácil? Apenas se for exposto a temperaturas acima de 300 graus, como em um incêndio. Fonte: Folhapress

 

Carlienne Carpaso carliene@cidadeverde.com