Aeromoça é o segundo caso suspeito de gripe suína no PI

A secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho, confirmou nesta sexta-feira(15), o segundo caso suspeito de gripe A H1N1, mais conhecida como gripe suína, no Piauí. A paciente é uma aeromoça teresinense, de 25 anos, que chegou da Irlanda e deu entrada às 22 horas, no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, com desconforto respiratório, febre e tosse.   Assis Carvalho, secretário de Saúde

Segundo o secretário, ela assim como a outra paciente, deu entrada como suspeita, porque as duas vieram de países que já confirmaram casos da doença (Irlanda e Inglaterra, respectivamente) e estão hospitalizadas no Natan Portela.

Assis afirmou que irá aumentar mais uma sala de isolamento no hospital, que já possui três. "Vivemos num mundo globalizado, que as pessoas têm a facilidade de se locomover, por isso é normal existir casos supeitos no Estado, porém tenho forte esperança que serão descartados, porque a própria gripe humana está com os sintomas muito fortes", declarou.

Ele tranquiliza que a taxa de letalidade é relativamente baixa, mas alerta que o problema se torna sério quando a doença entra de forma oportunista. "Quando ela se alia a uma outra doença que a pessoa já possui como Aids, tuberculose, aumenta bastante a chance de ir a óbito", destacou.

A primeira suspeita é uma senhora que veio da Holanda e Inglaterra e está hospitalizada desde quarta-feira.   Matérias relacionadas: Saúde investe R$ 1,3 milhão em São Raimundo Nonato Exame revela que mulher do PI não tem gripe suína Mulher é 2º caso suspeito de gripe suína no Piauí  Paciente com suspeita de Gripe A aguarda resultado do exame em casa Balai de Gato destaca as gripes que estão atingindo a humanidade Assis afirma: "Não circula no Piauí o vírus da gripe suína"     Caroline Oliveira carolineoliveira@cidadeverde.com
Tags: