Ata mostra que bombeiros queriam continuar na barragem

Desde o início do mês de maio as chuvas acima da média já causavam preocupação nas autoridades sobre o nível da barragem de Algodões I, localizada no município de Cocal (268 Km de Tersina). Ao atingir 80% da sua capacidade, um plano de socorro que retirou a população próxima ao local foi realizado e o reforço da parede foi providenciado. No dia 21 de maio, o governo do estado autorizou o retorno das famílias ao local.

O CidadeVerde.com teve acesso a um boletim do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do dia 23 de maio, onde quatro dias antes de a barragem romper, no qual é registrada uma reunião entre o vice-prefeito de Cocal, Francisco Domingues; técnicos; bombeiros e a presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura. No encontro, o engenheiro consultor do governo, Luiz Hernane de Carvalho, relatou que “não existe em hipótese alguma, a possibilidade de rompimento da Barragem, porém, que os trabalhos de segurança que foram realizados são relevantes”, segundo o documento.

A declaração foi endossada pela presidente da Emgerpi, que ordenou os trabalhos de retorno das famílias e a divulgação da decisão à população.

O capitão Veloso do Corpo de Bombeiros, sugeriu que as equipes da corporação permanecessem no local por mais dias, por medida de segurança. Entretanto, a presidente da Emgerpi, Lucile Moura, baseada no parecer do engenheiro consultor discordou da sugestão.

Confira trecho do documento:

“Feita a abertura dos trabalhos da comissão pela Profª LUCILE DE SOUSA MOURA, a mesma apresentou o Prof. LUIZ HERNANE DE CARVALHO, que relatou que não existe em hipótese alguma, a possibilidadee de rompimento da Barragem, porém, que os trabalhos de segurança que foram realizados são relevantes. Entretanto, que as populações já podem retornar para as suas residências, evitando-se o retorno daquelas que moram no leito do rio; acrescentou-se ainda, que a rampa de acesso da barragem cairá, mas que não causará qualquer problema; que será construída outra ao lado; que os trabalhaos de recuperção da barragem deverão ser feitos o mais rápido possível. Em seguida a Profª Lucile explicou novamente o parecer do Professor, informando que posteriormente a presente reunião, será realizada outra por uma comissão técnica de empresas contratadas pelo Governo do Estado para realização dos trabalhos na barragem; que os trabalhos de retorno devem ser realizados imediatamente e que deve ser divulgada a decisão para a população; através de meio de comunicação. O Capitão Veloso pediu a palavra e sugeriu a permanência das equipes por mais dias  por questão de segurança, tendo a Profª Lucile discordado da sugestão, tendo em vista o parecer técnico exarado pelo Prof. Luiz Hernane de Carvalho, contratado pelo Governo do Estado e por acordo feito com o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí. (...) O Sr. Francisco TADEU Pereira de Sousa, Assessor do Prefeito Municipal de Cocal, solicitou que fosse constada em Ata, a afirmação da Profª Lucile de que uma equipe de Engenheiros estarua no dia seguinte na cidade, para avaliação de danos nas residências danificadas”.     Da Redação redacao@cidadeverde.com
Tags: