Cidadeverde.com

Comissão decide distribuir parte das doses da vacina contra a dengue para região de Bom Jesus

Imprimir

Por Roberto Araujo

Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartide da Secretaria da Saúde (Sesapi) decidiu autorizar uma redistribuição de parte das 21 mil doses de vacina contra a dengue para o Território Chapada das Mangabeiras, situado no Sul do Piauí, e onde está localizado o município de Bom Jesus, que registra um surto de dengue e cinco óbitos confirmados pela doença. Inicialmente, todas as doses foram destinadas aos 31 municípios do território Entre-Rios, onde está localizada a capital Teresina.

A reunião que aconteceu na tarde desta terça (30) contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do secretário de Saúde de Bom Jesus. O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, citou que 6,5 mil doses serão direcionadas para o território Chapada das Mangabeiras.

"É uma decisão difícil porque existe uma instrução do Ministério que a alteração disso só pode ser feita em decisão coletiva envolvendo estado e municípios, representado pelo Cosems [Conselho Municipal de Secretários de Saúde], a diretoria presente, foram distribuídos os passos, critérios, foi discutido sobre o público alvo, que foram crianças e adolescentes, e conforme o critério básico de, no máximo a região ser 30% da população-alvo, vão ser 6 mil e 500 doses", explicou.

O secretário de Saúde de Bom Jesus, Kepler Miranda, citou a importância da chegada das vacina de dengue para a região, que tem sofrido com um surto de dengue.

"Como representante dos 21 municípios da Chapada das Mangabeiras quero agradecer essa tomada de decisão do secretário Antônio Luiz junto com toda diretoria do Cosems Piauí, no nome da nossa presidente Leopoldina Cipriano, agradecer essa decisão que vai ser muito importante e vai trazer para nós uma esperança e controle desses casos mais graves e trzer pra gente mais uma ação estratégica contra a dengue lá na nossa região", disse.

O boletim mais recente do Ministério da Saúde aponta que, das sete mortes por dengue no Piauí em 2024, cinco são de Bom Jesus. O óbito mais recente é de um paciente de 51 anos. As outras duas mortes foram registradas em Manoel Emídio e João Costa.

De acordo com o painel, uma morte suspeita de dengue está em investigação. Já são 7.988 os casos prováveis, que não tiveram a comprovação laboratorial, mas por meio de exames clínicos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais