Pré-candidato nega interferência em concurso público suspenso pelo TCE

Por Breno Moreno

O controlador-geral do município de Alto Longá, Isaac Soares, emitiu uma nota de esclarecimento nesta sexta-feira (10) negando as denúncias de que ele estaria interferindo politicamente no concurso público realizado pela Prefeitura para o provimento de 131 vagas em cargos de nível médio e superior. O concurso aconteceria no dia 19 de maio. 

O certame foi temporariamente suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), após denúncias de uma série de irregularidades. Além da dispensa de licitação para a contratação da banca examinadora do concurso, sugere-se que  Isaac Soares, que é pré-candidato, estaria prometendo aprovação a eleitores. 

Por meio da nota, o controlador-geral “repudia” as denúncias. Segundo ele, as informações veiculadas não são verdadeiras e visam “manchar a reputação de um homem íntegro, com origem humilde, filho de um tratorista e professora aposentados o primeiro da família a ter um curso superior e alcançar sucesso através da educação”.

 

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por Professor Isaac (@isaacm_longa)

 

O texto ainda destaca parte da decisão da conselheira Waltânia Alvarenga que, ao determinar a imediata suspensão do concurso com base nas supostas irregularidades e suposto interferência política, ressalta que “as imagens colacionadas ao corpo da denúncias não são suficientes” e que o caso ainda demandava de análise profunda. 

Leia o comunicado na íntegra:

Eu, Isaac Emanoel Soares, venho por meio desta nota esclarecer os fatos relacionados à alteração do concurso da Prefeitura de Alto Longá e repudiar a denúncia veiculada na imprensa relacionando o fato ocorrido como uma interferência política por ser servidor público do município.

Como podem conferir nos autos do processo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, especialmente no 3º parágrafo, não existem elementos capazes de comprovar as supostas alegações de interferência política ou mesmo de crime eleitoral. “As imagens colacionadas ao corpo da denúncia não são suficientes para tanto. Os fatos demandam análise aprofundada”. 

Reitero que a alteração do concurso da Prefeitura de Alto Longá não teve nenhuma interferência da minha parte. As informações divulgadas são falsas com o objetivo de manchar a reputação de um homem íntegro, com origem humilde, filho de um tratorista e professora aposentados, o primeiro da família a ter um curso superior e alcançar sucesso através da educação.

Sou controlador geral do município de Alto Longá desde 2015, cargo conquistado através de concurso público rigoroso e legítimo. Minha atuação profissional sempre foi pautada pela ética, moral e respeito, tanto como servidor público, quanto como professor e orientador em preparatórios desde 2009. Através do WI CURSOS, ministro aulas para adolescentes e jovens que se preparam para o Enem ou outras oportunidades por meio de testes seletivos.

Minha trajetória como pré-candidato a prefeito de Alto Longá é recente, mas minha vida profissional e pessoal sempre foi marcada pela militância em prol dos direitos humanos e da educação. Meus valores são incompatíveis com as falsas acusações feitas na imprensa.

 

COMUNICADO DA PREFEITURA 

A Prefeitura Municipal de ALTO LONGÁ-PI, no uso de suas atribuições legais, torna público o COMUNICADO  DE SUSPENSÃO IMEDIATA DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE ALTO LONGÁ – PI. Comunicamos que em cumprimento da Decisão Monocrática da Conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, no processo TC/005147/2024, na denúncia com pedido de medida cautelar acerca de supostas irregularidades envolvendo o Concurso Público, objeto do Edital 001/2024, lançado pela Prefeitura Municipal de Alto Longá – PI, visando provimento de diversos cargos no nível fundamental, médio e superior para a Administração Municipal, onde foi determinada a Suspensão Imediata do Concurso Público.

DA SUSPENSÃO IMEDIATA:

1. Comunicamos aos candidatos inscritos e homologados a “SUSPENSÃO imediata do Concurso Público de Edital n°. 001/2024 da Prefeitura Municipal de Alto Longá até ulterior decisão desta Corte de Contas.

2. E, para que ninguém possa alegar o desconhecimento é expedido o presente Comunicado.