Alpinista desaparecido por 22 anos é encontrado mumificado no Peru

Foto: Freepik

O corpo do alpinista norte-americano William Stampfl, que desapareceu há 22 anos, enquanto escalava a montanha mais alta do Peru, foi encontrado mumificado, informou a polícia peruana, nesta segunda-feira (8). As informações são do jornal peruano El Comercio.

De acordo com a polícia local, William estava vestido com roupas de escalada e seu corpo estava em bom estado de conservação. Ele foi declarado desaparecido em junho de 2002, quando uma avalanche de neve atingiu no monte Huascarán, que tem 6.768 metros e fica na região de Áncash, a cerca de 400 km de Lima.

O derretimento das geleiras, em consequência das mudanças climáticas, favoreceu a identificação do corpo de Stampfl, que teve seu nome identificado graças ao passaporte dos Estados Unidos encontrado entre suas roupas.

O montanhista brasileiro Marcelo Motta Delvaux, que estava desaparecido desde 30 de junho após tentar escalar o complexo vulcânico mais alto do Peru, morreu depois de cair em uma greta de gelo, uma espécie de buraco no local. A informação foi confirmada por Pedro Hauck, amigo de escalada da vítima e coordenador do resgate, neste domingo (8).