Cidadeverde.com

Prefeito diz que Ceará invade Cânion do rio Poti em área de litígio para construir parque

Por Yala Sena

Fotos: Ascom/prefeituradeBuritidosMontes

A indefinição sobre qual estado pertence territórios, gera mais um conflito na região do litígio entre o Piauí e Ceará. Desta vez é no parque Cânion do rio Poti, um dos principais pontos turísticos do estado do Piauí.

Segundo o prefeito de Buriti dos Montes, Olavo Júnior, cearenses estão invadindo território, afirmando que a área é deles, para construir um parque ambiental. Segundo levantamento, apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal), o Ceará já avançou mais de 507 km² de território piauiense ao longo dos anos.

O Cânion é um fenômeno impressionante de fenda geológica que fica na serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará. O cânion estende-se pelos municípios de Crateús (CE), Castelo, Buriti dos Montes e Juazeiro, no Piauí. 

Na área de Buriti dos Montes, o prefeito relata que os cearenses estão avançando territorialmente, levando estrutura como energia elétrica.

“Eles invadem de Oiticica para baixo, pois querem criar um parque ambiental como se fosse área do Ceará, mas é do Piauí. Eles estão colocando estrutura e fazendo grande divulgando afirmando que é área do Ceará”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito a área está em litigio e por isso deve-se aguardar a decisão do STF.

O parque Cânion do Rio Poti foi criado em outubro de 2017 e tem uma área de 6.872 hectares. A região é marcada por cânions e vestígios importantantes de arqueológicos e paleontológicos. 

Semana passada, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) aprovou os planos de manejos dos parques estaduais Cânion do Rio Poti e Serra de Santo Antônio, em Campo Maior. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (11).

 

 

Monumento nacional

A senadora do Ceará, Janaína Farias, publicou um vídeo na rede social afirmando que a área localizada no sertão de Crateús está prestes a receber o título de Monumento Nacional. O Projeto de Lei 1353 de 2024 é de autoria da senadora Janaína Farias e foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e agora segue para a Câmara dos Deputados.

“É uma forma de atrair investimentos, de atrair turistas para que a gente possa estar visitando uma área bonita do Ceará que é no sertão de Crateús”, disse a senadora no vídeo.  

Briga secular

Os dois estados – Piauí e Ceará – travam uma briga centenária sobre uma área de 3 mil quilômetros quadrados. O litígio foi parar no STF e este mês o Exército, após perícia cartográfica, apresentou cinco propostas de acordo a ministra Carmen Lúcia que é relatora do processo.

Leia também:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais