Cidadeverde.com

Estudo diz que Ceará seguiu avançando sobre o território piauiense e ocupou o dobro da 'área de litígio'

Imprimir

Por Roberto Araujo

Um grupo de estudos ligado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem levantado argumentos para defender que parte do território da região considerada de litígio, entre o Piauí e o Ceará, foi uma ocupação indevida do estado cearense sobre o território do Piauí. A questão está atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou uma perícia técnica do exército para fundamentar o processo.

O assessor técnico da PGE que tem auxiliado nas pesquisas, Eric Melo, disse em entrevista à TV Cidade Verde que os estudos indicaram que a área que o Ceará teria avançado sobre o território piauiense é o dobro do que se questionou inicialmente como área de litígio.

"A gente descobriu que está reclamando é menos, que está reclamando por uma área menor do que deveria ser. Descobrimos que o estado do Ceará avançou e continua avançando sobre o território do Piauí. A área que a gente historicamente, desde a década 90, área que é considerada de litígio é de 3 mil km², quando na verdade, essa área se aproxima de 6 mil km². Só nessa área de 6 mil km², no último ano saiu o resultado do censo demográfico do IBGE, e com esse novo resultado, o censo apresentou as distorções do território nacional com ênfase no território do Piauí e Ceará", explicou.

O pesquisador argumenta que o grupo de trabalho piauiense dispõe de documentos, mapas e registros que comprovam que a divisa histórica do Piauí com o Ceará é o topo da Serra da Ibiapaba, mas que o estado vizinho tem avançado sobre o território piauiense.

"Ficou perceptível que o estado do Ceará avançou para além do que se conhece da área de litígio, 500 km² a mais para dentro do território do Piauí. Então, isso é algo que nos preocupa, e essa área vem sendo utilizada par geração de riquezas do estado do Ceará", citou.

Leia também: Ceará já teria avançado cerca de 400 km² além da área de litígio com o Piauí, afirma pesquisador

Alvará de 1770 e até palavra do papa reforçam tese do Piauí em litígio com Ceará

Piauí pode negociar áreas não habitadas do Ceará em processo de litígio histórico

Foto: Roberto Araujo / Cidadeverde.com 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais