Deputados elegem Xavier Neto o novo conselheiro do Tribunal

Leilane Nunes/Cidadeverde.comNuma disputa acirrada com direto até a segundo turno, a Assembleia Legislativa acaba de anunciar que o deputado Xavier Neto (PR) é o novo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Por 21 votos, Xavier foi escolhido para o cargo contra 8 votos a favor do advogado Júlio Ferraz Arcoverde.

Votaram 29 deputados e houve abstenção de 1, que foi o de Xavier Neto.

Xavier vai ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Sabino Paulo que se aposentou. O cargo é vitalício e vai julgar a prestação de conta dos gestores públicos.Atualizada às 12h56Em caso de empate nas eleições em segundo turno para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCU), o deputado estadual Xavier Neto será beneficiado e eleito devido ao fator idade. Caso este cenário se confirme, assume a cadeira de Xavier na Assembléia Legislativa o primeiro suplente Valério Carvalho, eleito pelo PTB, mas, filiado atualmente ao PDT.Atualizada às 12h33

A eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCU) está sendo definida no segundo turno. Os votos foram: 14 para o deputado estadual Xavier Neto; 9 para advogado Júlio Arcoverde e 1 voto para o jornalista Zózimo Tavares. Os parlamentares estão neste momento votando. 

Compõe a comissão apuradora da eleição os deputados Mauro Tapety (PMDB), Wilson Brandão (PSB) e Kléber Eulálio (PMDB).

Atualizada às 12h00

A sabatina com os candidatos a conselhereiro do Tribunal de Contas do Estado segue com fala de Bacharel em Ciências Sociais, Edilson Correia Alves Lima. O candidato está sendo enfático no recado aos deputados para que se balisem pelas competências individuais. "Eu sei que é uma decisão política, mas defendo que não seja eleitoreira. Peço aos deputados que levem em conta a capacidade de cada um", defende.

Durante os primeiros discussos, não foi registrada a presença de nenhum parlamentar do PT, que estavam em reunião decidindo pelo voto em bloco no candidato ao cargo de conselheiro.

Concorrem ao cargo sete candidatos: Jailson Campelo, Xavier Neto, Zózimo Tavares, Edilson Correia Alves Lima, Júlio Ferraz Arcoverde, Valmir Martins Falcão Sobrinho e Carlos Augusto Sousa Mata.

Em sua fala, Xavier Neto defendeu seu credenciamento para a vaga se justifica por sua experiência política. "São sete mandatos de deputado estadual e mais de 30 de mandatos políticos. Essa convivência com leis, municípios e parlamento ajuda a vida de conselheiro", explicou.

O jornalista Zózimo Tavares julga que sua experiência na profissional é suficiente para credenciá-lo. "Desculpe se ouso alto, mas acredito que a prática jornalística me qualifica para tal", diz. Ao fim de sua fala, o candidato reclamou do tempo disponibilizado a cada concorrente.Flash Leilane Nunes (Direto da Alepi)redacao@cidadeverde.com