Cidadeverde.com

Pré-candidato do PSTU questiona modelo de escolas de tempo integral e defende investimentos em educação

Imprimir

Por Roberto Araujo

O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSTU, Geraldo Carvalho, disse em entrevista à TV Cidade Verde que é contra o modelo de escolas de tempo integral e que acredita que é preciso pensar em uma escola que priorize a "formação humana" dos estudantes.

"É um modelo de educação que está a serviço do capitalismo, e não do desenvolvimento integral, da formação humana numa perspectiva de desenvolvimento integral. O sistema municipal de educação de Teresina, [as escolas] tem mais de 70% sem biblioteca, sem laboratório de informática, portanto, não tem estrutura, profissionais em quantidades suficientes para atendimento adequado para crianças, então não é a escola de tempo de tempo integral. É para liberar as mães para o mercado de trabalho, e não para o desenvolvimento da criança", disse.

O pré-candidato, que é professor, disse que o partido tem como prioridade a pauta da educação. Perguntado sobre o posicionamento em relação ao Partido dos Trabalhadores, cita que o PSTU se coloca como "oposição de esquerda" aos governos petistas.

"Nossas candidaturas no país inteiro são apresentadas com perfil de oposição de esquerda, tanto ao governo federal, como aos estaduais e municipais. O PSTU acha um equívoco os partidos que se colocam como de esquerda e se fazem de puxadinho do PT. A nossa candidatura quer discutir o programa de frente, que problematize os problemas criados pelo capitalismo no sistema atual, de crise, de destruição ambiental, de avanço na degradação nas condições de vida da população trabalhadora. A cidade enfrenta diversos problemas, temos o do transporte coletivo, que está destruído, que já acumula problemas históricos, mas que se agravaram na atual gestão do prefeito Pessoa, temos problemas na área da saúde, que está destruída, na área da educação e que vão se agravar com a promessa de implementação de escolas em tempo integral", citou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais