Arte Itinerante de volta com sua programação normal

Depois de uma semana inteira respirando composições no 1° Festival de Música Instrumental de Teresina, as programações do Arte Itinerante voltam a enriquecer os principais pontos turísticos da cidade. E neste domingo (17), o grupo de capoeira Ginga Piauí e a Banda de Música Maestro Duda apresentam-se gratuitamente a partir das 15h no Encontro dos Rios.

A palavra capoeira tem origem na língua tupi-guarani, que refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil, que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.

O grupo de capoeira Ginga Piauí abrirá uma grande roda com 30 pessoas, exaltando uma das mais tradicionais manifestações da cultura brasileira, hoje patrimônio imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).Incrementando o fim de tarde, o projeto contará com apresentação da Banda de Música infanto-juvenil Maestro Duda, do Escolão do Parque Itararé, zona sudeste de Teresina, tocando marchas militares, dobrados, maxixe, samba, forró, axé, sob regência do maestro Elton Oliveira.

Todas as semanas, com o Projeto Arte Itinerante, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, leva grupos mantidos pela FMC para apresentações gratuitas no local, incrementando a atração turística com doses de cultura popular.

Serviço:Evento: Arte ItineranteData: 17/07/11Local: Encontro dos RiosHorário: 15h