Penitenciária Feminina tem apresentações culturais e doação de livros

A Secretaria de Justiça do Estado promoveu, nesta terça (8), a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com eventos culturais durante todo o dia na Penitenciária de Teresina. Na ocasião, houve apresentação do grupo de teatro das reeducandas da unidade, Mulheres de Aço e de Flores; da banda Asacordes, também formada por detentas; e a doação de livros pela vice-governadora Margarete Coelho e pelo secretário de Cultura, Fábio Novo.

Os livros serão usados nos projetos de educação desenvolvidos na Penitenciária Feminina e em outras unidades prisionais, ajudando os reeducandos nas atividades de ensino e aprendizagem. O espetáculo apresentado pelo grupo de teatro da Feminina foi Cartas de Minha Vida. Já a banda Asacordes, executou o Hino do Piauí. A programação também contou com apresentação musical do cantor Isaque Folha. 

"É louvável o trabalho de ressocialização que a Secretaria de Justiça está desenvolvendo com essa mulheres, através do teatro e da música. Parabenizo todos as mulheres por esta data, principalmente as que estão presas, mas que nunca desistiram de buscar seus sonhos", afirma Margarete Coelho, destacando a importância de existirem trabalhos sociais desenvolvidos junto às mulheres privadas de liberdade.

A reeducanda Rafaela Gregório de Sousa faz parte do projeto de teatro e relata que o grupo teatral aumentou sua força de vontade para buscar seus objetivos de vida. "O teatro fez com que eu corresse atrás do meu sonho, para mostrar a todos que sou capaz de mudar e fazer o melhor. O grupo mudou minha vida. Hoje, no Dia da Mulher, interpretar uma peça sobre a Frida é sem palavras, porque todas nós, mulheres, temos um pouco da garra dela em nós", declara.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira Valente, reforçou o compromisso da Secretaria de Justiça no trabalho de ressocialização e humanização do sistema prisional. "Estamos consolidando uma das diretrizes da Sejus no trabalho de ressocialização e reafirmamos nosso compromisso em defesa dos direitos das mulheres. Vamos avançar ainda mais no trabalho que tem sido desenvolvido para nos tornarmos um modelo de ressocialização para todo Brasil", destaca.

Da Editoria de Cidades cidades@cidadeverde.com