Governador assina ordem de serviço para Adutora de Piaus

Mesmo considerando a grande quantidade de chuvas que vêm ocorrendo no Piauí, em outros meses do ano, muitas famílias enfrentam a escassez de água na região do semiárido, sobretudo, no tocante às atividades alicerçadas no regime das chuvas, cuja fraca freqüência e má distribuição temporal e geográfica compromete a esperança de vida da comunidade, principalmente quando este recurso pode faltar em períodos críticos.

Já se antecipando para garantir o melhor para os piauienses, o governador Wellington Dias, acompanhado pelo Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira e o Diretor do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas, José Carvalho Rufino  –   visitam na próxima segunda-feira, dia 18, a Barragem de Piaus, uma obra que está sendo concluída pelo DNOSC.   Na ocasião, o governador também assina a ordem de serviço para a Adutora de Piaus, uma obra que está sob a responsabilidade da Semar e que é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

A barragem de Piaus está projetada para acumular cerca de 62 milhões de metros cúbicos de água, destinando-se principalmente para o abastecimento humano das cidades: São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí, e Campo Grande do Piauí, da comunidade Mandacarú e de outras comunidades próximas ao traçado da adutora.

O empreendimento em estudo é uma iniciativa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, o qual compõe o Ministério da Integração Nacional, correspondendo à obra de implantação e construção da Barragem Piaus, barrando o Rio Marçal, que nasce no município de Pio IX, percorre os municípios de Fronteiras e São Julião, e tem a sua foz no Rio Guaribas, no município de Picos. O empreendimento foi licenciado pela Semar que também concedeu a outorga preventiva e encontra-se em fase de instalação.

“A Semar através do  PAC, iniciará a implantação do Sistema Adutor Piaus que tem recursos no valor de R$ 34,5 milhões, com o objetivo de ofertar água em quantidade e qualidade de forma sustentável, visando a solução em definitivo da problemática do abastecimento das populações residentes nas cidades de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí, e Campo Grande do Piauí, da comunidade Mandacarú e de outras comunidades próximas ao traçado da adutora. Desta forma, temos o compromisso de garantir o abastecimento para uma população de 25.117 habitantes até o ano de 2036, com uma extensão de adutora de água tratada em 95.686 metros”, enfatiza Macambira.     redacao@cidadeverde.com
Tags: