Prefeito de Teresina nomeia novo presidente da Fundação Municipal de Saúde

Foto arquivo pessoal

Por Rebeca Lima

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), oficializou as mudanças na presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em decreto assinado nesta terça-feira (09), o gestor exonerou o advogado Ari Ricardo da Rocha e nomeou o médico Ítalo Costa Sales.

Para assumir o posto, Ítalo Costa também foi exonerado do cargo de diretor-geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Em seu lugar, foi nomeado o médico Élio Rodrigues da Silva.

Esta é a quarta mudança na presidência da Fundação Municipal de Saúde na gestão de Dr. Pessoa. Como já anunciado pelo prefeito, o advogado Ari Ricardo deve assumir um cargo no setor jurídico da Fundação.

Ainda na FMS, o prefeito Dr. Pessoa também decretou novas nomeações nos cargos de direção e gerência executiva.

Crise na saúde de Teresina

A troca na FMS ocorre em meio a uma crise na saúde da capital. No dia 27 de dezembro, aparelhos de ultrassom, tomografia e raio-x do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o maior do estado, foram recolhidos pela empresa terceirizada responsável devido à falta de pagamentos. 

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Teresina aprovou na terça-feira (02) o convite ao prefeito Dr. Pessoa e a convocação de gestores do município de Teresina para prestarem esclarecimentos. 

Nesta terça-feira (09), uma comissão de vereadores, incluindo o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), foi ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para oficializar o pedido de auditoria nas contas Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Veja também: 

Aparelhos de ultrassom, tomografia e raio-x são recolhidos do HUT e mais 12 hospitais de Teresina Conselho Municipal de Saúde pede intervenção na FMS após retirada de equipamentos do HUT Prefeitura e empresa fecham acordo e aparelhos de radiografia e ultrassom voltam ao HUT Governador diz que impeachment não é “melhor remédio” e que está à disposição para ajudar FMS: “Não vamos politizar” TCE suspende decretos que retiravam R$ 1,6 milhão da FMS e determina regularização dos serviços TJ-PI proíbe retirada de equipamentos de imagem de hospitais da capital Com crise na saúde pública, procurador-geral pode representar pela intervenção no município de Teresina Dr. Pessoa fala sobre retirada de equipamentos do HUT e diz que crise parece “orquestrada” Conselho pede que Procuradoria acione a justiça para que governo faça intervenção na Saúde de Teresina Após sessão extraordinária sem quórum, Câmara aprova convidar Dr. Pessoa para esclarecer crise na saúde de Teresina Vereadores vão ao TCE formalizar auditoria e querem colocar secretários “frente a frente” sobre FMS