PF faz busca de documentos em 3 cidades do interior do Piauí

A operação “Thysanura” deflagrada na manhã desta sexta (3) para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em órgãos do Estado, casa de funcionários públicos e empresas de construção não ficou restrita apenas a Teresina. Agentes da Polícia Federal também foram às cidades de Piracuruca, Esperantina e Parnaíba colher documentos necessários para a investigação que está sendo feita sobre possíveis irregularidades cometidas em obras da Emgerpi.

Thiago Amaral/Cidadeverde.comEm coletiva concedida na superintendência da PF, o delegado José Olegário Pereira Nunes, afirmou que a operação teve como objetivo levantar elementos que faltavam para a investigação de irregularidades na Emgerpi que dura quase um ano.

“O material apreendido será analisado dentro do contexto da investigação para saber se houve crime contra a ordem pública como desvio de verbas federais e fraude em licitações”, declarou.

Ainda não há prazo para que o inquérito que investiga a autarquia seja concluído. Segundo a PF, os mandados foram expedidos porque a Emgerpi nunca enviou os documentos que foram solicitados reiteradas vezes.

 

“Apreensão de farta documentação com viés financeiro. Todo o material e investigação é algo complexo. Várias pessoas foram ouvidas e outras ainda podem ser chamadas”, disse Olegário Nunes, que não quis dar detalhes sobre o andamento da investigação.

Controladoria Geral da União

O Representante da Controladoria Geral da União (CGU), Luis Menescal, participou da operação Thysanura prestando apoio à PF na identificação de quais documentos seriam necessários. Ele declarou ao CidadeVerde.com que, se for solicitado, a CGU pode participar da análise da documentação. Flash de Adriana Cláutenes (direto da PF)Redação Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com