Menopausa: quando começa e quais os tratamentos?

 

 

 

Todas as mulheres um dia vão passar pela temida menopausa, ou seja, o último ciclo menstrual. Para muitas, a chegada dela é uma transformação com mudanças no corpo e mente. Ela provoca irregularidades menstruais, hemorragias, menstruações menos frequentes.

Segundo a ginecologista Nayana Costa, só é possível fazer o diganóstico da menopausa após um ano da última menstruação. "Esse período que vem antes e depois da menopausa se chama climatério e que em todo esse período tem essas alterações hormonais. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, por exemplo", explica a especialista. 

A menopausa ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

SINAIS DA MENOPAUSA

– Ondas de calor ou fogachos; – Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo; – Manifestações como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e pressa para urinar; – Alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos que ficam mais finos e quebradiços; – Alterações na distribuição da gordura o corpo; – Perda de massa óssea característica da osteoporose; – Risco aumentado de doenças cardiovasculares;

TRATAMENTO

A menopausa é um processo natural, mas se for incômodo e cheio de sintomas, o tratamento deve ser feito para que a mulçher tenha qualidade de vida.

"O mais importante é que todas elas devem fazer uma atividade física e ter uma alimentação saudável. Nessa fase existe uma redução do metabolismo da mulher e ela pode ter mais facilidade em ganhar peso. Então, qualquer tratamento deve ser orientado por um profissional e aliado a atividade física", finaliza a ginecologista.

 

 

Jaqueliny Siqueira com informações do Notícia da Manhã jaquelinysiqueira@cidadeverde.com