Cidadeverde.com

Menopausa: quando começa e quais os tratamentos?

Imprimir

 

 

 

Todas as mulheres um dia vão passar pela temida menopausa, ou seja, o último ciclo menstrual. Para muitas, a chegada dela é uma transformação com mudanças no corpo e mente. Ela provoca irregularidades menstruais, hemorragias, menstruações menos frequentes.

Segundo a ginecologista Nayana Costa, só é possível fazer o diganóstico da menopausa após um ano da última menstruação. "Esse período que vem antes e depois da menopausa se chama climatério e que em todo esse período tem essas alterações hormonais. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, por exemplo", explica a especialista. 

A menopausa ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.


SINAIS DA MENOPAUSA

– Ondas de calor ou fogachos;
– Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;
– Manifestações como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e pressa para urinar;
– Alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos que ficam mais finos e quebradiços;
– Alterações na distribuição da gordura o corpo;
– Perda de massa óssea característica da osteoporose;
– Risco aumentado de doenças cardiovasculares;


TRATAMENTO

A menopausa é um processo natural, mas se for incômodo e cheio de sintomas, o tratamento deve ser feito para que a mulçher tenha qualidade de vida.

"O mais importante é que todas elas devem fazer uma atividade física e ter uma alimentação saudável. Nessa fase existe uma redução do metabolismo da mulher e ela pode ter mais facilidade em ganhar peso. Então, qualquer tratamento deve ser orientado por um profissional e aliado a atividade física", finaliza a ginecologista.

 

 

Jaqueliny Siqueira com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais