Desfile do 7 de Setembro em Teresina terá votação de plebiscito popular

Igreja católicas, sindicatos e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizam desde o dia 1º de setembro até domingo (7) a votação de um plebiscito popular que tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional a convocar uma Assembleia Constituinte exclusiva e soberana para fazer as reformas necessárias aos avanços na saúde, educação e outras áreas prioritárias.

Em Teresina (PI), a votação acontece nas praças Rio Branco e Pedro II e sindicatos. No domingo (7), a urna será levada para a avenida Marechal Castelo Branco, onde acontece pela manhã o desfile de 7 de Setembro. 

Na cédula de votação, o cidadão tem de responder a pergunta: "Você é a favor de uma constituinte soberana?". 

Segundo Herbert Marinho, coordenador do comitê estadual da CUT, o plebiscito é importante para a defesa da igualdade e para levar em conta a vontade da população. 

"Nós defendemos mudanças nessa política, pois o poder econômico é que decide quem vai ser eleito hoje em dia. Queremos o aumento da representatividade das mulheres e a participação de trabalhadores e jovens no Congresso Nacional, pois o Congresso hoje não nos representa", declarou. 

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com) Fábio Lima (Da Redação) redacao@cidadeverde.com