Cidadeverde.com

ATI instala rede de fibra óptica para interligar 75 órgãos públicos em Teresina

Imprimir

A Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Estado (ATI) iniciou a instalação das redes de fibra óptica na região metropolitana de Teresina, através do Giga Piauí. O projeto faz parte do Programa Piauí Estado Digital e irá interligar 75 órgãos públicos com internet gratuita e de alta qualidade na região metropolitana de Teresina.

De acordo com a diretora-geral da ATI, Christianne Alencar, esse projeto, além de inovador é também um marco importante na área de tecnologia do Estado, em razão dos serviços que serão ofertados com velocidade e qualidade ampliadas.

“Como resultado disso, o Piauí terá o desenvolvimento de ações, sejam da área de educação, estrutural, administração ou saúde, com mais eficácia e celeridade. Será possível, por exemplo, a realização de videoconferências e ainda diversos serviços com mais agilidade. Tudo isso tem um impacto que resulta em positivas modificações econômicas e culturais no nosso Estado”, pontua a diretora-geral.

O Giga Piauí propiciará infraestrutura a novos projetos tecnológicos, disponibilizará acesso à internet para a população, além do aporte tecnológico a aplicações e serviços do Estado. Na prática, com a rede implantada, um hospital poderá se comunicar com outro, auxiliando algumas operações, diagnósticos e análises remotas.

Segundo o diretor técnico da ATI, Jean Portela, a instalação da fibra óptica na região de Teresina deverá ser concluída até dezembro deste ano. A segunda fase do projeto será iniciada em seguida interligando Teresina às cidades de Esperantina, Piracuruca, Batalha, Cabeceiras, Barras e José de Freitas, onde será instalado um cinturão óptico para permitir a estabilidade da rede. A sequência do programa levará internet a todos os municípios do Piauí sem a dependência exclusiva das operadoras de telefonia.

“Esse é um grande avanço para o Estado, pois todos os serviços prestados que utilizam tecnologia do Data Center ou internet terão melhorias bastante significativas. Órgãos estaduais, Comandos da Polícia Militar, delegacias, hospitais, Uespi, UFPI e até mesmo a Ponte Estaiada são alguns dos locais que estarão dentro de uma rede de alta velocidade”, explica Jean.

O projeto Giga Piauí é realizado em parceria com a Eletrobras Distribuição Piauí, que está compartilhando parte de sua estrutura de posteamento para que a ATI possa fazer a instalação de cabos de fibra óptica. Essa rede trará mais tecnologia e uma redução econômica considerável de gastos, uma vez que as pessoas deixarão de ter links individuais e passarão a ter apenas um link sendo utilizado por todos, com uma tarifa de baixo custo e de muita qualidade.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais