Cidadeverde.com

Caminhada da Fraternidade:Vozes de 50 mil em prol da Saúde e da fé

Uma multidão acompanhou a 17º Caminhada da Fraternidade que reuniu mais de 50 mil pessoas, segundo cálculo da Polícia Militar do Piauí, na manhã deste domingo. Os caminhantes se concentraram logo pela manhã em frente à Igreja São Benedito. Crianças, jovens, adultos e idosos assistiram à missa celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado Brito, ao lado de Dom Sérgio da Rocha e do padre Tony Batista.

Fotos: Thiago Amaral / Cidadeverde.com



Com o tema "Solidariedade e Saúde caminham juntas", a caminhada atrai pessoas de vários bairros e municípios, como a aposentada Rita Monteiro da Silva, 64 anos, que viajou 50 km para participar do momento de fé. "É uma caminhada de amor e solidariedade, um grande gesto ao nosso próximo", analisou Rita, que veio da comunidade Boqueirão dos Adolfos, na zona rural de José de Freitas.


Antes de dar início à caminhada, o padre Tony Batista orientou os fiéis para não jogarem lixo nas ruas e tomarem cuidado com os canteiros da avenida Frei Serafim. A XVII Caminhada da Fraternidade saiu da Igreja São Benedito às 08h40. Na saída, um helicóptero homenageou a multidão jogando pétalas de rosas.


Muitas autoridades políticas do Piauí, como a deputada estadual Flora Izabel (PT), o deputado federal Jesus Rodrigues (PT) e o prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), participam do ato. "A caminhada já faz parte do calendário religioso da cidade. É uma demonstração do espírito cristão e da solidariedade, principalmente porque é um projeto que arrecada recursos para Ação Social Arquidiocesana (ASA)", destacou o prefeito. 

O governador do Estado, Wilson Martins (PSB), também esteve presente.


Esta é a primeira vez que o arcebispo Dom Jacinto Brito participa da Caminhada da Fraternidade. Ele classificou a multidão de fiéis como "um exército de voluntários a favor dos pobres e necessitados".






O padre Tony Batista classificou a Caminhada como "extraordinária", e disse que o momento superou as expectativas. "A data escolhida neste ano coincidiu com o Festival de Inverno de Pedro II e com um feriado prolongado, mesmo assim foi escandalosamente bela".


A Polícia Militar e o Strans (Superintendência de Transporte e Trânsito) bloquearam o acesso à avenida Universitária. No local está havendo apresentações musicais para encerrar a grande manifestação de fé e solidariedade.


Veja mais fotos:










Flash de Yala Sena
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais