Cidadeverde.com

CEDrogas realiza capacitação para comunidades terapêuticas

Imprimir

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas) realizou, nessa sexta-feira (12), em parceria com o Sebrae, o primeiro módulo do curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos voltado para gestores de comunidades terapêuticas do Piauí. O curso tem carga horária de 32 horas e pretende capacitar aproximadamente 60 pessoas.

Segundo a coordenadora da CEDrogas, Jeannette Souza, o objetivo do curso é promover a sustentabilidade das entidades que trabalham com dependentes químicos no Estado, ampliando sua capacidade de atendimento e autogestão. 

“Para captar recursos é preciso bons projetos, por isso a CEDrogas firmou essa parceria com o Sebrae. Aplicando conceitos modernos de gestão e sabendo como fazer um projeto e onde angariar recursos, as entidades que trabalham com a recuperação de dependentes químicos no Estado poderão ampliar o atendimento e gerir melhor suas estruturas”, afirma Jeannette.  

Além do curso, cerca de cinco comunidades terapêuticas farão parte de uma incubadora que receberá o selo qualidade de gestão do Sebrae. “A incubadora e o curso são duas ferramentas distintas. Um visa organizar a parte administrativa e a outra ensina a captar recursos para elaboração de projetos. Mas ambas se complementam e darão condições para os gestores ampliarem seu raio de ação”, explica Jeannette.  

Para o professor Gutemberg Ferreira, consultor do Sebrae, o curso é importante por desconstruir velhos hábitos de gestão e construir novas condutas que levem a um desenvolvimento sustentável. “Esses gestores de comunidades terapêuticas que participam do curso estão tendo a oportunidade de visualizar elementos de controle de avaliação e gestão que podem ser decisivos para a manutenção dessas entidades. A ideia é transformá-los em empreendedores sociais”, explica Gutemberg.

A coordenadora da CEDrogas anunciou também que em breve essa ação estará sendo estendida para outras instituições do terceiro setor. "Queremos que o Estado se desenvolva com qualidade de vida e que o problema das drogas seja resolvido em todas as frentes", concluiu Jeannette Souza. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais