Cidadeverde.com

Congresso de Direito da UFPI traz delegado do Caso Amarildo a Teresina

Imprimir

O Centro Acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) traz a Teresina, durante o 5º Congresso de Estudos Jurídicos, o delegado Orlando Zaccone que atuou no inquérito do caso Amarildo. 

 

Zaconne é autor do livro “Acionistas do nada” e também um dos membros-fundadores da seção brasileira da LEAP (Law Enforcement Against Phroibition, ONG americana formada por agentes da lei contra o proibicionismo).

Responsável pelo inquérito inicial do caso Amarildo, foi Zaccone quem desmontou a versão de que o assistente de pedreiro seria traficante.Amarildo Dias de Souza era ajudante de pedreiro e ficou conhecido nacionalmente por conta de seu desaparecimento, desde o dia 14 de julho de 2013. Ele foi detido por policiais militares e conduzido da porta de sua casa, na Favela da Rocinha, em direção a Unidade de Polícia Pacificadora do bairro. 

O desaparecimento tornou-se símbolo de casos de abuso de autoridade e violência policial. Este ano, Zaconne apresentou tese de doutorado na UFF (Universidade Federal Fluminense) sobre: “Indignos de vida: a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na cidade do Rio de Janeiro”. O agente da Polícia Civil do Rio de Janeiro vai falar sobre Guerra às drogas e militarização da Segurança Pública. A palestra será nesta sexta-feira (22), às 16h30.

O congresso está sendo realizado no auditório da Justiça Federal, no bairro Redenção. “Vamos debater a injustiça legal que foi positivada e executada pelo Estado. A proposta é questionar até que ponto os direitos avançam em democracia levando em conta a reafirmação das injustiças legais do discurso do ódio e do conservadorismo”, disse o membro da organização, Gabriel Martins.

A programação segue até o próximo sábado (23). Entre os destaques da programação está ainda o doutor em Direito Público, Juliano Zaiden Benvindo.

 

Veja programação aqui

 

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais