Cidadeverde.com

Conselho Tutelar investiga 80 denúncias de maus tratos em Teresina por mês

Imprimir

O Conselho Tutelar investiga, em média, 80 casos de denúncias de maus tratos a crianças e adolescentes em Teresina por mês. A informação foi dada pela conselheira Maria do Carmo Braz no Notícias da Manhã, da TV Cidade Verde, nesta terça-feira (21).

De acordo com Maria do Carmo, a maior parte das denúncias é anônima, especialmente quando se tratam de crianças e adolescentes. "Às vezes os pais brigam entre si e descontam nas crianças. Se isso acontecer, ligue para o Conselho Tutelar. A gente visita a família. Se for constatado um problema, a Polícia acompanha o caso", comentou a conselheira.

No último domingo, um suposto caso de maus tratos resultou na morte de Ana Clara dos Santos Silva, de apenas um ano. Ela morreu após sofrer uma parada cardiorespiratória no Hospital do Promorar, na zona Sul da capital. O laudo do Instituto Médico Legal (IML), porém, não constatou nenhuma lesão interna grave que pudesse confirmar as suspeitas. Mesmo assim, a mãe Maria da Cruz Silva teve a prisão preventiva decretada.

Maria do Carmo explicou o papel do Conselho Tutelar no caso. "A conselheira de plantão recebeu a ligação da médica e ficou muito preocupada. A criança estava desnutrida. Então, a orientação que a conselheira passou no domingo foi que a médica procurasse registrar queixa se houvesse necessidade. A médica ficou preocupada em ver a situação física da criança e colocou que ela estava desnutrida, mas não falou em hematoma", explicou.

Depois de ter a prisão preventiva decretada no fim da manhã de segunda-feira, Maria da Cruz foi encaminhada para a Casa de Custódia. O caso será investigado pelo 4º Distrito Policial.


Flávio Meireles (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais