Cidadeverde.com

Diretores recebem treinamento sobre programa que monitora faltas de alunos

Imprimir

Diretores, diretores adjuntos e pedagogos participaram de reunião no Centro de Formação Professor Odilon Nunes para conhecer o software MobiEduca.Me, que é uma novidade tecnológica para auxiliar a Prefeitura de Teresina no combate a evasão escolar, monitorando a frequência dos estudantes e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

Com a utilização do software MobiEduca.Me, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) pretende comunicar aos pais sobre a infrequência dos alunos e sobre o processo ensino aprendizagem como um todo.

“A Semec procurava uma ação para reduzir a infrequência dos alunos, pois através de estudos realizados pela secretaria um dos fatores da não alfabetização na idade certa é a infrquência. O projeto vai ajudar no controle e identificar problemas nas escolas. Esta ferramenta possibilita uma forma de comunicação entre a escola e a família”, explica o professor Luis Carlos Sales, assessor especial de Educação da Semec.

Inicialmente, 60 unidades de ensino da Rede Municipal recebem a inovação, beneficiando 30.762 alunos. O software é integrado ao celular dos pais ou responsáveis, que serão notificados diariamente por mensagem de texto no celular sobre a rotina escolar, evitando faltas injustificadas e convidando a família para a participação direta na vida acadêmica de seus filhos.

Os pais receberão, via SMS, informações sobre qualquer ocorrência registrada pela direção da escola, além de convocação para reuniões. O monitoramento é realizado através carteirinhas com códigos de barras, que garantem também maior controle na entrada e saída dos alunos na escola.

Para Lourdes Dias, diretora da Escola Municipal Simões Filho, o software veio para solucionar problemas de faltas. A escola funcionou como piloto durante três meses. “No período em que estávamos utilizando o software diminuiu o número de faltas entre os alunos por conta da preocupação dos pais de trazerem os filhos pra aula, além desses pais terem ficado satisfeitos com a novidade, já que passaram a conhecer mais as atividades da escola” pontuou a diretora.

Já a diretora da Escola Municipal Angelim Lucia Gomes, diz estar ansiosa para iniciar a utilização do programa. “Este programa facilitará a vida não somente dos pais, mais de todos que fazem a escola”, disse Lucia.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais