Cidadeverde.com

Educação de jovens e adultos é destaque em Esperantina

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).


É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente. 

No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial. No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.

O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394. de 20 de Dezembro de 1996). É um dos segmentos da educação básica que recebem repasse de verbas do FUNDEB.

Em Esperantina a Rede Municipal de Ensino contempla cinco escolas que trabalham com esta modalidade: 

Zona Urbana: E. M. São Benedito (Bairro Rural), Gervásio Lages (Avenida São José), Maria Pinheiro de Castro (B. Nova Esperança) e Maria das Graças (Conjunto Palestina). Na zona rural: E. M. Estevam Ferreira da Costa (Sitio do Alegre).

Ao todo são atendidos 336 alunos, contando com 31 professores em 15 salas de aulas, todas funcionando na parte noturna.

Todos os anos os alunos que concluem o EJA participam das atividades de formaturas juntamente com os alunos do Ensino Fundamental.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais