Cidadeverde.com

Exames em familiares no suspeito com febre do Nilo no Piauí deram negativos

Imprimir

O Instituto Evandro Chagas divulgou resultado do exame feito nos 18 familiares e vizinhos do suspeita da febre do Nilo no Piauí e revelou um laudo animador. Pelo menos as pessoas mais próximas da vítima não estavam com suspeita da doença, sinalizando que o vírus atacou de forma pontual.

O primeiro exame feito no suspeito, que é um vaqueiro de 52 anos, deu positivo para a doença que ataca o sistema nervoso e pode até levar a óbito.

O médico neurologista, Marcelo Adriano Vieira, da Divisão de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde, disse que a coleta foi feita por equipes do Ministério da Saúde e levada ao laboratório do Instituto Evandro Chagas, no Pará.

“O laboratório é referência no País. Com o exame negativo sinaliza que é uma situação isolada e não de epidemia”, afirmou.

Novo exame

O Instituto está realizando segundo exame no paciente para um diagnóstico mais preciso. É o chamado teste de neutralização por redução de placa. A previsão é que o resultado definitivo sai em duas semanas.

“Se for confirmado será o primeiro ser humano com confirmação da doença no País. A doença já foi detectada em animais no País”, disse.

Parte paralisado

O paciente deu entrada no Hospital Natan Portela em agosto deste ano, com quadro de febre alta, encefalite, meningite e fraqueza muscular. Desde então, segundo o especialista, foi iniciado um protocolo de investigação, através da Vigilância Epidemiológica. Ele é trabalhador rural e vive no município de Aroeiras do Itaim. A febre pode ser transmitida por aves silvestres e mosquitos e esporadicamente podem afetar outros hospedeiros, como aves, humanos, cavalos e outros mamíferos.

Sintomas

Febre
Dores de cabeça
Fraqueza muscular
Falta de Apetite
Náuseas
Desorientação
Dor de costas
Erupção cutânea
Inchaço nas glândulas linfáticas

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais