Cidadeverde.com

Mais de 1200 alunos usam tablets em 1ª avaliação online do Brasil

Imprimir

Em vez de papel e caneta, um toque na tela do tablet. Foi assim que alunos da rede pública estadual do Piauí fizeram avaliação diagnóstica das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A experiência, realizada pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE), permitirá uma maior celeridade na obtenção de indicadores do desempenho de alunos do ensino fundamental e médio. A avaliação que acontece em plataforma tecnológica é a primeira do Brasil e envolve 1.240 alunos de 14 escolas públicas de tempo integral do Estado.

A estudante do Centro de Educação de Tempo Integral Raldir Cavalcante Bastos, Amanda Silva, de 14 anos, comentou a experiência diferenciada de fazer uma avaliação em tablet e não em papel. “Foi muito diferente a experiência e não tivemos problemas em resolver as questões, de fazer as leituras”, afirmou. Para Sinara Cavalcante, estudante do 9º ano do ensino fundamental, a avaliação contribuiu ainda para um contato maior com a tecnologia. “Achei muito interessante porque tinha questões de Literatura e Matemática e a gente acaba aprendendo também a usar o tablet de uma forma melhor”, disse.

“É diferente fazer prova assim. A gente tá acostumado com o papel e quando usa o tablet se surpreende, pois facilita o raciocínio. O trabalho que a gente tem é de fazer leitura e aperta o botão para fazer uma questão e é mais rápido. Gostei do formato, apesar de que para fazer cálculo ainda precisamos do papel”, conta o estudante João Guilherme Feitosa, 17, anos, da Unidade Escolar Darcy Araújo.

O sistema de avaliação diagnóstica foi desenvolvido pelo IQE e aplicado nas escolas do Piauí em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A ideia é processar as informações obtidas em tempo record. Por isso, entre a aplicação da avaliação diagnóstica e o envio dos resultados pedagógicos, a rede de ensino terá acesso aos dados finais em um prazo máximo de 15 dias. “A celeridade dos resultados é fundamental porque quanto mais cedo a equipe de docentes tiver acesso aos dados da avaliação, um mapa detalhado do que os alunos dominam ou não dominam, propiciará uma qualidade de ensino maior em sala de aula”, explicou José Gayoso, Relações Institucionais do IQE.

Na prática, o processo de avaliação on-line servirá como diagnóstico e informação, dando uma linha diretriz para as atividades de correção, definição de objetivos e estratégias de ação, bem como feedback para novas etapas de trabalho. De acordo com o diretor da escola Raldir Cavalcante Bastos, Carlos Eduardo, é missão da escola aprimorar seus mecanismos em busca da qualidade do ensino público. “Temos que a cada dia inovar, como a avaliação online para trazer mais perspectivas para os alunos e para a escola”, frisou.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais