Cidadeverde.com

Maternidade de Teresina conquista primeiro lugar em prêmio do Ministério da Saúde

Imprimir

A Maternidade Municipal do Satélite, na zona leste de Teresina, conquistou o primeiro lugar entre as maternidades públicas em índices analisados pelo  Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. A maternidade obteve nota 10 na avaliação e acolhimento com classificação de risco, contato pele a pele entre mãe e bebê e direito ao acompanhante na maternidade.

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde instituído em 2011. A Prefeitura aderiu ao programa em 2013 para garantir atendimento qualificado às gestantes e à criança, com a realização de todos os exames necessários e atendimento humanizado.

Foto: Semcom/PMT


Um dos principais objetivos desta política é a redução da mortalidade materna e neonatal, além de realizar investimentos em obras de melhoria da infraestrutura das maternidades públicas.

A Prefeitura de Teresina possui uma rede de quatro maternidades, uma em cada região da cidade, assim distribuídas: Satélite, na zona leste; Dirceu Arcoverde, zona sudeste; Promorar, zona sul; e no Buenos Aires, na zona norte, sendo que esta última está passando por uma grande reforma.

A melhoria na assistência materno-infantil também aparece nas estatísticas de atendimento. De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 1.129 partos, 300 a mais que a quantidade realizada no mesmo período do ano passado. Só este ano, já foram realizados mais de 1.500 testes do pezinho e da orelinha. Desde o  mês passado, as maternidades do município também passaram a realizar o teste do coraçãozinho, melhorando a precisão no diagnóstico precoce de possíveis complicações na saúde do bebê.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais