Cidadeverde.com

No Piauí, mais de 60 mil contribuintes ainda não declararam Imposto de Renda

Imprimir

O prazo para a declaração do Imposto de Renda de pessoa física em 2015 termina nesta quinta-feira (30). No Piauí, são esperadas mais de 211 mil declarações e há dois dias do fim do prazo, apenas 151. 500 mil declararam o IR. 

“O número parcial parece pouco, mas é satisfatório. Até o momento o ritmo de entrega é maior que no ano passado”, disse o delegado-adjunto da Receita Federal, Edmar Alves.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta terça-feira (28),  ele reforça os gastos que podem ser dedutíveis no IR.

“Cirurgia plástica é um procedimento médico dedutível, bem como gastos com clínicas, hospitais e planos de saúde. Despesas com Educação no Ensino Regular também podem entrar na lista, com exceção de cursos preparatórios, idiomas e similares. Pensão alimentícia também é dedutível e quem recebe, se for superior aos rendimentos tributáveis de R$ 26.816,55, também tem que declarar”, explica.

Edmar Alves ressalta ainda que nas despesas com dependentes só entram pai, mãe ou filhos. Para os demais, são necessários a comprovação da relação de dependência por meio da guarda judicial. 

Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, está sujeito a  multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

O delegado-adjunto destaca também a importância de declarar o Imposto de Renda, dentro do prazo, e explica que, caso o contribuinte perceba algum erro, poderá fazer a retificação dentro do mesmo programa da Declaração de IR a ser corrigida.

“Além da multa, o contribuinte ficará irregular no cadastro da Receita Federal. É importante declarar dentro do prazo e se perceber algum erro, a pessoa pode corrigir e acompanhar no próprio site da Receita Federal”, finaliza Edmar Alves.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais