Cidadeverde.com

Vice-campeã pan-americana faz 1ª demonstração de esgrima no Piauí

Imprimir
O ginásio do Iate Clube de Teresina recebeu na noite do último sábado a primeira demonstração de esgrima em solo piauiense. Vice-campeã pan-americana, Cleia Guilhon veio do Distrito Federal para reforçar os trabalhos de implantação da modalidade no Piauí. Sua exibição arrancou aplausos da plateia que acompanhava a Copa Cidade de Teresina de Judô.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Cleia Guilhon fez a demonstração acompanhada de Paulo Henrique Gomes, auxiliar técnico da equipe do Distrito Federal. Enquanto os dois duelavam, o técnico da seleção brasileira, Evandro Oliveira, explicava as regras para pontuação, movimentos e aparatos utilizados pelos atletas do esporte olímpico. 

Depois, pessoas da plateia foram convidadas para praticar um pouco do esporte. Jovens judocas provocaram cenas inusitadas ao empunharem a espada ainda vestidos de quimono.


Melhor atleta brasileira na atualidade, Cleia Guilhon tem 23 anos, é do Distrito Federal, com mãe de Codó/MA e parentes no Piauí. De família humilde, a jovem trocou outros esportes ao ser convidada para começar na esgrima aos 16 anos. Detentora de 16 títulos nacionais, ela hoje conta com vários patrocínios e vive do esporte, sendo um exemplo para os garotos e garotas de Teresina, que em breve terão a chance de praticar o esporte. 

Técnicos e a atleta continuam em Teresina até o dia 7 de setembro, quando termina o primeiro curso para formação de instrutores de esgrima. As aulas para professores de educação física se constituem no primeiro passo do projeto que segue os moldes do realizado com o badminton no Estado, bancado pelo mesmo patrocinador, a construtora Sucesso, dessa vez em parceria com a Confederação Brasileira de Esgrima. Núcleos em escolas públicas e vilas de Teresina serão montados para descobrir novos talentos e a estimativa é de que uma federação seja criada em menos de 12 meses. 


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: esgrimajudô