Cidadeverde.com

Governo garante carne para famílias afetadas pela seca no Piauí

Imprimir
Um programa inédito no Brasil garante carne de ovinos e caprinos na mesa de pessoas carentes do município de Queimada Nova, a 522 quilômetros de Teresina, em plena região do Semiárido piauiense. Semanalmente são distribuídos 500 quilos de carne de animais adquiridos junto a pequenos produtores da região.

Com uma população de 5,8 mil pessoas, segundo o Censo 2010, Queimada Nova enfrenta a pior seca de sua história. Os agricultores não tiveram plantação para colher  e os produtores perderam boa parte do rebanho. A população urbana é abastecida por uma adutora construída pelo Governo do Estado. Na zona rural, carros pipa da Defesa Civil e do Exército atendem às comunidades.

O programa de distribuição de carne é resultado de parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Caprinova, associação que reúne os pequenos criadores de ovinos e caprinos do município. A parceria vai até dezembro deste ano, mas pode ser prorrogada.

Os animais para abate são adquiridos de pequenos criadores, a R$ 8,50 o quilo. A aquisição tem que obedecer ao limite máximo de 20 cabeças por agricultor familiar, que não pode ter um rebanho superior a 50 cabeças e que, preferencialmente, esteja inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. O abate acontece sempre na quarta-feira e a distribuição é imediata. De junho até agora foram distribuídos 5.329 quilos de carne.

"Graças a Deus o governo criou essa ajuda. Se não fosse assim a gente não comia carne", comemora André Feitosa, ao receber 3 quilos de carne de bode. Morador da localidade Riacho do Meio, a 15 quilômetros do Centro de Queimada Nova, André, 42 anos e pai de três filhos, conta que não tem como comprar um quilo de carne, vendido a R$ 10. “Hoje, os meninos vão comer carbe de novo. Já é a terceira vez que recebo”, comemora.

Por ser mãe de sete filhos, Maria Neuza recebeu 6 quilos de carne. “Foi uma surpresa muito grande quando começaram a distribuir. Ninguém esperava por isso. Depois que comecei a receber, minha vida melhorou muito”, pontua.

Na localidade Riacho do Meio foram distribuídos 126 quilos de carne com 40 famílias, todas elas com filhos atendidos pelos programas ProJovem Rural e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

"Faz tempo que não como um bodinho e esse aqui vai para a panela ainda hoje", diz Manoel Moreira, um sertanejo de 52 anos, pai de cinco filhos e que garante já ter passado por vária secas, nenhuma tão cruel como esta. “Dessa vez não tiramos nada da roça, a seca acabou com tudo”. Confessa, no entanto, que pela primeira vez recebe ajuda do governo. “Nessa seca o governo está se preocupando com a gente do mato”, concluiu.

Além da carne, os moradores de Riacho do Meio ganharam também um melão, fruta encaminhada a Queimada Nova pela Civale, cooperativa do município de Conceição do Canindé.

De setembro até novembro, foram distribuídos 3,8 mil quilos de melão, 500 quilos de tomate, 1,1 mil quilos de milho e 2,5 mil quilos de abóbora. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais