Cidadeverde.com

Psiquiatra diz que sintomas da depressão são perceptíveis

Imprimir
O psiquiatra Eurivan Sales esteve no Jornal do Piauí, no quadro “O povo quer saber” para tirar dúvidas sobre a depressão, uma doença que é considerada o mal do século 21. Ele informou algumas características que a pessoa que sofre de depressão pode apresentar ao está com a doença. 

“Todas as pessoas que estão envolta do paciente pode perceber quando aparece uma pessoa deprimida. Você distingue o deprimido pela intensa tristeza, com sentimento de desvalia, achando que não serve mais para nada e tem sentimento de culpa, além de não ter perspectiva de futuro”, descreveu o médico.

O especialista disse que há dois tipos de depressão: episódios depressivos e os transtornos longos. Segundo ele, os episódios depressivos são mais breves e os outros têm uma duração maior e são mais preocupantes. 

“A morte de um cachorro de estimação deixa a pessoa deprimida, mas ai é um episódio depressivo breve, já com a morte de um ente querido, o fim de um relacionamento pode levar a um transtorno maior e precisa ser tratado com a psicoterapia”, destacou Eurivan Sales. 

Ele alerta que a depressão tem um forte componente genético, mas que o estresse do dia a dia também pode levar ao quadro. “Morte, fim do relacionamento, desemprego pode fazer com que desenvolva o quadro, mas isso é muito relativo, há pessoas que conseguem sair facilmente e outras não”, destacou. 


Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais