Cidadeverde.com

FMS alerta sobre cuidados com a saúde antes de viagens

Imprimir

A chegada do mês de julho e das férias escolares faz com que muitas famílias saiam em viagem. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), alguns cuidados devem ser observados com a saúde antes de alguma viagem, seja nacional ou internacional.
 
Segundo o Guia de Saúde do Viajante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é importante conhecer com antecedência o destino para onde se pretender viajar- pois em alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para ingresso em seu território- e consultar um médico para avaliação, principalmente caso a pessoa possua alguma doença pré-existente. Se precisar fazer uso de medicamentos sob prescrição médica, o ideal é obter a receita e adquir os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem, pois nem sempre é possível adquirir medicamentos em outros países.

“Quanto a vacinas, alguns países, como forma de controle da febre amarela, exigem dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para ingresso em seu território”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. A lista dos países que fazem essa exigência está disponível no endereço www.who.int/ith/countries/en e clicar no link que contém o termo “country list”.

A médica orienta que a vacina contra febre amarela deve ser administrada pelo menos dez dias antes da viagem. "É importante a atualização das vacinas de acordo com o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”, afirma Borba.

 

 
As doses de vacina estão disponíveis nas unidades de saúde, onde serão aplicadas e registradas no Cartão de Vacinação, com o número do lote da vacina e o local em que foi realizada.
 
Segundo a Anvisa, para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é necessário  procurar os Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, levando o Cartão de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto. "É válido lembrar  que o certificado internacional só será válido para ingresso no país estrangeiro após dez dias a contar da data da vacinação contra febre amarela", alerta a diretora da FMS. 
 
Em Teresina, o Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa fica localizado no endereço: Avenida Centenário s/n° - Aeroporto - CEP: 64.006970, com o número de telefone: (86) 3221 6696. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais