Cidadeverde.com

Segurança do prefeito de Amarante está foragido após suspeita de balear idoso

Imprimir

Atualizar às 12h55

O delegado Tomaz de Aquino, titular da delegacia de Amarante, disse que ainda abrirá investigação para chegar a autoria do tiro que atingiu o agricultor José de Brito. Além do segurança do prefeito, identificado como Raimundo Cascudo, a família do agricultor acusa o próprio prefeito Luís Neto, de ter feito o disparo. 

“Ainda não está claro quem atirou, vamos averiguar todas as versões, porque há contradições, há uma que alega que foi o prefeito ou o segurança e a outra versão é que o agricultor estaria armado e quando foi atirar a arma bateu o catolé. Estamos aguardando a recuperação da vítima para ouvi-la”, declarou o delegado Tomaz de Aquino. 

Ele disse ainda que somente no inquérito vai apurar a quem realmente pertence às terras em questão. “O agricultor está no local há mais de 25 anos e se sentiu prejudicado com essa distribuição de lotes. Vamos investigar se a propriedade é da União, da Prefeitura ou do agricultor”, afirmou o delegado. 

O advogado do prefeito Luís Neto, Igor Martins, informou que o tiro foi disparado pelo assessor do gestor Raimundo Cascudo, que está no interior em casa de familiares com medo de retaliação. “O prefeito foi ao local porque seu José de Brito estaria atrapalhando os trabalhadores que estavam limpando um campo. Quando chegou lá, José de Brito quebrou o retrovisor do carro e tentou disparar contra o prefeito e o Raimundo saiu do banco de trás do carro e foi tentar parar José de Brito e pegou uma paulada, ele tentou atirar no Raimundo que também estava armado e desferiu o tiro. Mas, o prefeito não sabia que ele estava armado”, disse o advogado, afirmando que o prefeito vai se apresentar na próxima terça-feira à delegacia. 

Atualizada às 09h24

Um homem ainda não identificado e que fazia a segurança do prefeito do município de Amarante, Luiz Neto, está sendo procurado pela polícia desde o início da noite de ontem (20). Ele teria atingido um idoso identificado como José Brito, 76 anos. De acordo com o comandante de policiamento da cidade, cabo Francisco Nepomuceno, a polícia está à procura do homem.


Prefeito Luiz Neto.

"Desde ontem à noite estamos à procura dele. Ele baleou um idoso e se evadiu do local. O prefeito permanece na cidade, em sua residência. O que sabemos é que houve um desentendimento, o homem tentou agredir o prefeito e o segurança atirou contra ele", informou.

Segundo ele, o idoso ocupava terras pertencentes à União e que seriam desapropriadas para construção de imóveis do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida e uma quadra de esportes de responsabilidade do município. 

José de Brito, que a polícia informou ser ocupante de parte do terreno há mais de 10 anos, não aceitou. Ele estaria com uma arma de fogo na mão e tentou atirar contra o prefeito. Não houve disparos. Não se sabe se a arma falhou ou estava sem munição. 

"O prefeito foi acompanhar a comunicação de que o terreno seria desapropriedado e pelo que sabemos o idoso já foi para perto dele agressivo. Estava nervoso, já era idoso. O segurança acabou atirando contra ele", disse.

A polícia informou que o homem foi atingido com apenas um tiro e, após atendimento inicial no hospital Dr. Francisco Ayres Cavalcante, foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Seu estado de saúde ainda não foi informado. 

Prefeito

O prefeito do município informou ao Cidadeverde.com que vai registrar queixa-crime contra o homem e que foi agredido por ele com uma paulada na cabeça. Ele disse que fazia visita ao terreno e que o homem se aproximou normalmente. Depois, contudo, teria lhe agredido. 

"Eu caí para o lado e ele puxou um revólver. Só posso agradecer por estar vivo, porque a arma falhou, não disparou, mas ele tentou atirar. Quando eu caí, as pessoas que estavam comigo precisaram intervir", informou. 

Segundo ele, o homem suspeito de balear o idoso é apenas seu amigo. A polícia, contudo, informou que o homem era seu segurança. 

Filho da vítima

De acordo com o filho da vítima, Jocieldo Brito, o prefeito foi quem realizou os disparos. Segundo ele, o pai estava apenas com um pedaço de madeira na mão, mas não fez nenhuma agressão. Ele apenas teria subido no trator enviado pelo prefeito ao local para derrubar uma cerca que protegia a propriedade ocupada por José de Brito. 

"Todo mundo sabe que meu pai está naquela terra há mais de 25 anos. Estamos na terra porque era livre, não tinha dono. Com o tiro, meu pai quebrou a mandíbula e está sem comer e sem beber. Precisamos de ajuda porque somos pobres e não temos condições", disse. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais