Cidadeverde.com

Boi mata mulher ao fugir de matadouro municipal e Justiça condena prefeitura

Imprimir

O juiz João de Castro Silva, da comarca de Elesbão Veloso (155 Km de Teresina), condenou a prefeitura do município a pagar cem salários mínimos a Teresina Nunes Osternes. Ela é irmã de Francisca Nunes Osternes, morta em março de 2013 depois que um boi do matadouro municipal se soltou e atacou a vítima. O município já recorreu da decisão. 

De acordo com a sentença, a prefeitura foi condenada ao pagamento de indenização por dano moral na quantia de R$ 78.800,00. A indenização foi arbitrada de de forma a reduzir o sofrimento vivido após a morte de Francisca. 

Na decisão, o juiz considerou "o padrão social desfavorável da autora", que é idosa; e ainda a extensão do dano, já que Teresina "perdeu sua irmã e companheira de convívio familiar". 

O processo descreve ainda que Francista tinha 74 anos e trafegava a pé próximo ao matadouro municipal, quando um boi fugiu de um dos currais do matadouro e atacou.

Ela chegou a ser socorrida e trazida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas faleceu em 23 de março. 

A prefeitura tentou alegar que o animal, no momento em que atacou a vítima, estava fora das dependências do matadouro, não sendo de responsabilidade do município a morte da vítima. O juiz, contudo, considerou desproporcional a tese da defesa. 

O boi teria se soltado no momento em que o carro de transporte chegou ao matadouro e o animal seria conduzido para o seu interior. O município chegou a recorrer da decisão, mas a sentença está mantida.

 

Maria Romero
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais