Cidadeverde.com

Catadores de materiais recicláveis são capacitados pelo Sebrae

Imprimir

Na manhã desta quarta-feira (02), cerca de 26 catadores de materiais recicláveis receberam certificados do curso de capacitação, “Praticando o Associativismo”, ministrado pelo consultor do Sebrae-PI, Emanuel Sinimbu. O curso, que teve duração de um mês, tem como objetivo orientar e qualificar os catadores que desejam ser colaboradores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro Santo Antônio (COOCAMASA).

Na oportunidade o encerramento do curso contou também com uma palestra motivacional com o tema: "Despertando para o Associativismo”, dessa vez, proferida pelo consultor do Sebrae-PI, Raimundo Batista do Nascimento.
 
A capacitação, que é uma exigência do Estatuto da Cooperativa para o ingresso de novos cooperadores, visa desenvolver competências como compreender os aspectos relevantes que envolve a gestão de negócios coletivos; tomando consciência das suas responsabilidades, direito e deveres, enquanto participantes de um negócio coletivo, além de contemplar os antigos participantes da cooperativa para que estes possam repassar informações sobre cooperativismo. 

“Esse curso foi de grande relevância, pois nos mostrou a importância do trabalho desenvolvido em sintonia, e em equipe. Assim esperamos que a cooperativa dessa vez possa funcionar, o que nos garantirá uma vida mais digna, além de nos possibilitar um lugar de trabalho certo e com higiene, assim não ficaremos mais expostos aos riscos de contrair até mesmo diversas doenças”, afirma a catadora de material reciclável, Antonieta da Silva Xavier.

A capacitação foi promovida por meio de parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) com o Sebrae-PI, e teve carga horária de 56h, sendo realizado quinzenalmente, no horário de 8h às 11hs, no Centro de Convivência Cidadania,  localizado na Vila São Francisco Sul.

“Ações como essas são essenciais para instrumentalizar os catadores a dar continuidade na condução da Cooperativa e para o seu fortalecimento, proporcionando desta forma melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os cooperados”, pontua a coordenadora do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), Lucélia Silva.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais