Cidadeverde.com

Firmino Filho sanciona lei para captação de água da chuva

Imprimir

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, sancionou a lei nº 4774/2015, de autoria da vereadora Teresa Britto (PV), que institui a política de captação de água da chuva. A norma vai instituir diretrizes e instrumentos para estimular a utilização dos recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento sustentável com o aproveitamento e reuso da água. A lei entra em vigor em novembro deste ano.

Segundo o texto do projeto, a Prefeitura aplicará procedimentos para que as águas pluviais, que caem sobre os telhados, pátios e outras superfícies sejam canalizadas e guardadas em reservatórios, cisternas e caixas d’água, evitando seu escoamento superficial para outros locais ou redes de coleta pluvial.

Fica instituído, também, um programa de reutilização da água, por meio de parcerias com instituições de pesquisa científica do município. A Prefeitura deve elaborar, ainda, programas de educação ambiental e conscientização para aproveitamento de águas pluviais e do uso sustentável dos recursos hídricos.

De acordo com a autora do projeto, vereadora Teresa Britto, a norma visa estimular o Poder Público quanto à sustentabilidade e conscientizar tanto os servidores municipais como os cidadãos quanto ao uso consciente da água.

“A captação da água da chuva é uma importante medida em benefício do meio ambiente e vários municípios já adotaram essa medida. Nossa cidade precisa se adequar aos padrões de sustentabilidade e a lei chega como uma ferramenta a mais para ajudar nessa conscientização. A Prefeitura deve fazer a sua parte com as campanhas educativas e o cidadão também, por aplicar as medidas para a captação da água”, comenta.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Firmino