Cidadeverde.com

Ufpi abre sindicância para apurar morte de 15 porcos da instituição por asfixia

Imprimir

Uma sindicância apura a morte de 15 suínos, por asfixia, de propriedade da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no início do mês passado. Os animais, que seriam usados para estudos e depois abatidos para consumo no restaurante universitário da instituição, teriam morrido asfixiados dentro de um furgão completamente fechado. 

De acordo com o professor José Algaci, do Centro de Ciências Agrárias da Ufpi e que integra a sindicância, um professor do curso de Zootecnia teria sido denunciado por ordenar o transporte irregular dos animais e já foi ouvido. 

"Nós abrimos a sindicância, definimos as ações e já ouvimos o denunciado, que é do departamento do curso de Zootecnia. Por enquanto, é tudo o que temos. Vamos ouvir ainda testemunhas do caso", informou. 

A informação é de que os animais normalmente eram abatidos na própria instituição, mas após fiscalização da Vigilância Sanitária, a ação foi proibida.

Assim, os suínos passaram a ser levados para um abatedouro, de forma regulamentada. 

Contudo, no dia 11 de agosto desse ano, pelo menos 15 animais de cerca de 100 Kg foram transportados para fora da Universidade de forma irregular, em transporte inadequado. Em um furgão sem ventilação, os animais morreram afixiados. 

Procurado pelo CidadeVerde.com, o professor denunciado pelo caso informou que contatará sua assessoria jurídica e que, por enquanto, prefere não comentar o assunto. Ele disse apenas que o assunto está sendo resolvido dentro da Universidade. 

As penalidades administrativas para os responsáveis pelo caso podem variar de advertência a demissão. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais