Cidadeverde.com

Empresário escreve artigo bem humorado sobre espirro e gases

Imprimir

Mesmo na crise, o empresário sabe brincar com os fatos do cotidiano. O empresário Evandro Cosme escreveu um artigo sobre situações inusitadas quando envolve o espirro e gases intestinais.

Veja na íntegra o artigo:


O ATCHIM E O PUM
(Evandro Cosme)

Tem dias que o espírito está mais brincalhão e até mesmo travesso, e isso nos leva a reflexões hilárias; é assim mesmo, o pensamento abastece uma conversa boa de canto de mesa e vira uma gargalhada e depois um papo comportamental cheio de eu acho assim e outro acha assado.

No nosso jeito de ser, o espirro é tratado de forma respeitosa e até saudado com exclamação de SAÚDE, SAÚDE!

Tudo bem que seja natural, mas é preciso também obedecer às regras de boa convivência e até de respeito. É deselegante espirrar. Outro dia, em um ambiente climatizado, um cidadão espirrou cinco vezes seguidas com direito a uivos, houve ainda quem recebesse toda aquela exibição com o tradicional: SAÚDE!

Não dá para entender esse comportamento, o cidadão que espirrou, pulverizou o ambiente com saliva e outras substâncias orgânicas que o corpo dele não mais queria, e entregou para que todo mundo se molhasse e aspirasse: menino, adulto, piso e parede, tudo ficou espirrado e ninguém disse nada, ou disse apenas: SAÚDE!

O melhor lugar de um espirro é um lenço, preferencialmente descartável, e uma higienização nas mãos em seguida. Não cabe espirro à mesa ou em ambientes fechados, proteger com as mãos o espirro e em seguida esfregar na roupa é nojento! Cumprimentar pessoas com as mãos “espirradas” é desrespeitoso! Muitas são as atitudes descabidas e descuidadas com que as pessoas disfarçam ou tentam se livrar do espirro que contamina o ar e as pessoas. Não posso deixar de registrar o espirro sem vergonha que pulveriza as mãos e que em seguida são literalmente enxugadas nas costas e ombros dos colegas, algumas vezes com gestos que fingem ato de carinho. Você já viu isso? Eu já fui vítima. 

Tenho certeza que o cidadão do espirro, acometido da necessidade de um ‘pum’ no mesmo ambiente, seria mais prudente; e se a necessidade fosse imperiosa e improrrogável o fato lhe traria constrangimento e a plateia se manifestaria com frases do tipo: “cabra mal educado, sem vergonha, olha a falta de respeito cidadão!”.

O ‘pum’ recebe um controle social muito diferente do espirro. Uma moça não tem o menor constrangimento em espirrar na frente do namorado, mas duvido que peide. O fato se repete nas reuniões sociais, onde ninguém peida, mas todos se sentem liberados para espirrar. Espirro na mesa, no avião, na sala de reunião e etc.

Existem diferenças injustificáveis, há quem diga que o espirro se apresenta após subir pelo elevador social e o peido desce pela escada de serviço e quando chega, não tem saudação. Ninguém diz: CHEIROSO! Ninguém saúda o pum. E por isso que na grande maioria das vezes ele chega silencioso, encabulado, mas ainda assim, alguém sempre passa o dedo no nariz como gesto de reprovação.

Significado de Espirro:

Expulsão reflexa, brusca e sonora do ar pelo nariz e pela boca, provocada por irritação da mucosa nasal; esternutação.

Significado de Peido:

Gás que sai do intestino pelo ânus.

CHEIRAR PEIDO PODE SALVAR A SUA VIDA, DIZ ESTUDO
Pode soar bizarro, mas um grupo de cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, afirmou que cheirar flatulências – peido, pum, bufa, bomba – pode prevenir doenças como o câncer, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, artrite e demência, diz um dos responsáveis pelo estudo, Dr. Mark Wood.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: espirro