Cidadeverde.com

Prefeito apresenta diretrizes para otimizar gastos de Teresina

Imprimir

O prefeito Firmino Filho apresentou ao secretariado, as diretrizes gerais a serem adotadas pela Prefeitura de Teresina para otimização dos gastos. A ação integra a frente de redução de despesas lançada no último dia 30 de setembro durante reunião do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

“Essa é uma das etapas mais importantes do programa e exige o engajamento de todos. Com essa nova fase, a Prefeitura deverá reduzir as despesas sem prejudicar a qualidade dos serviços e as obras públicas”, disse Firmino Filho.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Jalisson Hidd, o desafio da frente de redução de despesas é implementar uma sistemática de gestão de despesas em todas as secretarias e órgãos municipais e suas unidades.

“Estamos buscando a otimização dos gastos da Prefeitura, visando aumentar os investimentos nas atividades fins. Ou seja, tornar os meios mais eficientes para investir nos fins, qualificando o gasto público”, explanou Jalisson Hidd.

Segundo o secretário, a primeira etapa do Juntos em Teresina foi desenvolver estratégias para melhorar a receita municipal, sem aumentar impostos. “Vamos aprimorar nossos procedimentos e olhar ainda mais detalhadamente para os gastos de toda a estrutura municipal, reduzindo e evitando eventuais desperdícios nas rotinas diárias, elaborando e monitorando a execução de planos de ação para cada secretaria ou órgão municipal, disseminando e padronizando boas práticas no serviço público, e reconhecendo e valorizando a contribuição dos servidores”, completou Jalisson Hidd.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, explicou que a ideia é observar os gastos e estabelecer uma meta de redução.

“Cada órgão municipal designará uma equipe para analisar detalhadamente as principais despesas, com o auxílio de consultores da Falconi, conhecendo os fatores geradores desses gastos, definindo indicadores de desempenho, estabelecendo comparativos entre unidades com o mesmo perfil e boas práticas de mercado, a fim de identificar oportunidades e validar metas de melhorias. Com isso, conseguiremos melhorar a qualidade dos gastos públicos, o que certamente implicará na otimização dos serviços oferecidos à população”, destacou Washington Bonfim.

Juntos

O programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (Juntos) é liderado pela organização da sociedade civil Comunitas e é desenvolvido em 12 municípios brasileiros, com o objetivo de desenvolver uma governança compartilhada a fim de obter resultados positivos para a cidade e para a gestão pública.

As frentes de aprimoramento de receitas e de redução de despesas do Juntos são desenvolvidas por meio de parceria com a consultoria especializada Falconi.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais