Cidadeverde.com

Jucepi faz força tarefa para instalar sistema e desburocratizar abertura de empresas

Imprimir

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) dá mais um passo para implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O órgão prepara duas semanas de trabalho com a participação de uma força tarefa composta por parceiros da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Piauí e nacional para a instalação do programa 

Segundo a presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, serão semanas de intensa atividades realizadas em duas etapas. “Planejamos a mobilização dos gestores municipais de órgãos de inscrição e licenciamento de Teresina, a apresentação dos planos de implantação e expansão da Redesim para o subcomitê gestor do programa, além da realização de workshop para treinamento de servidores públicos e contadores”, explica Alzenir.

A primeira etapa inicia na próxima terça-feira (13), com técnicos da Jucemg, que virão implantar o módulo de viabilidade de nome empresarial e locacional do Sistema Integrar. Nesse mesmo dia, o Sebrae Nacional promove reunião de mobilização com o prefeito e secretários municipais de Teresina para os quais serão apresentados os planos para desburocratizar e simplificar a formalização de empresas na capital.

Na quarta-feira (14), a Jucepi apresenta aos integrantes do Subcomitê Gestor da Redesim (SCGSIM) o estágio e o cronograma para finalizar a implantação do Sistema Integrar. O Sebrae apresenta o método para expansão, os resultados parciais do Brasil, o projeto de expansão da rede para nove municípios e o planejamento do último trimestre 2015 para o Piauí. À noite, haverá reunião com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para apresentar o programa e o atual estágio de implantação em que se encontra.

A segunda etapa dos trabalhos inicia na terça-feira (20), com a configuração do módulo de viabilidade do Integrar pela Jucemg. Além disso, os técnicos devem treinar os servidores da Jucepi que gerenciarão as novas atividades. O cronograma prevê a implantação e treinamento dos servidores da Prefeitura de Teresina que responderão à consulta locacional, e, também, apresentações para as classes empresariais e contabilistas das novidades.

Projeto Integrar 

O Projeto Integrar é um sistema informatizado que integra a Junta Comercial e os órgãos responsáveis pelo registro e legalização das empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. O sistema implementa Redesim, criada pela Lei 11.598 de 2007, para desburocratizar a abertura, alteração e baixa de empresas no Brasil.

O sistema Integrar foi idealizado pela Jucemg e está sendo difundido pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), do Governo Federal, com o financiamento do Sebrae. 


[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais