Cidadeverde.com

População saqueia caminhão tanque e compromete solo em Redenção do Gurgueia

Imprimir

Moradores da zona rural de Redenção do Gurgueia, a 690 quilômetros de Teresina, saquearam diesel e gasolina de um caminhão tanque que ficou parcialmente destruído após um acidente na BR-135. Por causa da atitude pouco ortodoxa da população local, o solo foi contaminado e ficou comprometido. As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

De acordo com a Secretaria, o acidente aconteceu no Km 403 da BR-135 na última quinta-feira (12), quando o motorista do caminhão perdeu o controle, e o veículo desceu um barranco de aproximadamente cinco metros de profundidade. Apesar do incidente, o carro não tombou e a carga não vazou. Além disso, o condutor teve apenas ferimentos leves em um dos braços.

A ação dos moradores das comunidades vizinhas, porém, preocupa os técnicos da Semar e a equipe especialista em análise do solo.  A carga de 10 mil litros de diesel e 5 mil litros de gasolina foi saqueada pela população. Com baldes e outros recipientes, inúmeras pessoas retiraram os combustíveis, ocasionando rompimento do tanque e provocando contaminação do solo.

“Não houve vazamento da carga, mas derramamento decorrente da ação dos populares. O veículo foi retirado com a ajuda de dois guinchos. Uma empresa especializada em remediação de áreas contaminadas está no local realizando a remoção do solo atingido pelo derramamento. É um trabalho que demora, mas a Semar está acompanhando e a área somente será liberada quando não houver mais perigo de contaminação”, explica o gerente de Fiscalização da Semar, Renato Nogueira.

A documentação referente ao licenciamento ambiental da empresa transportadora será verificada após o encerramento dos trabalhos. A carga estava sendo transportada de Teresina para Santa Filomena.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais