Cidadeverde.com

Após onda de mortes, Secretaria de Segurança cria grupo de captura

Imprimir

O Secretário de Segurança do Estado do Piauí, Fábio Abreu anunciou a criação de um grupo de captura, voltado para acelerar o cumprimento de mandados de prisão e apreensão expedidos em Teresina. O grupo surge após uma onde de homicídios que atinge a capital, somente nesta sexta-feira (27), três pessoas foram mortas violentamente em Teresina. Para o secretário, o aumento no índice de mortes era previsto, mas deve ser controlado.

"No final do mês de novembro e dezembro, pelo que nós acompanhamos do ano passado, também teve uma alta então isso estava previsto, nossa expectativa então é controlar. Nosso objetivo é impedir que isso se torne um número maior e nossas ações serão voltadas exatamente para o aumento de efetivo, aumento de operações, blitz e ações semanais", garantiu o secretário. 

Segundo Fábio Abreu, após várias prisões reincidentes de criminosos na capital, Fábio Abreu afirma que foram identificados muitos presos com mandados já expedidos, mas em liberdade. Para ele, a criação de um grupamento fechado e coordenado pelo delegado Edivan Botelho apoiará as ações. "São inúmeros mandados de prisão de indivíduos que deveriam estar presos. Nosso objetivo é ir pra cima desses indivíduos - colocar na cadeia e no local onde deveriam estar para que nós não tenhamos na reincidência", enfatizou o secretário.

Medidas cautelares devem ser cumpridas e prisões devem ser intensificadas, mas o secretário apela ainda para o judiciário pela manutenção das prisões. "Precisamos do apoio do judiciário para manter esses indivíduos mais tempo nos presídio. É muito comum um indivíduo que fez várias vezes o mesmo crime e está solto", declarou.

Homicídios da sexta

O secretário de Segurança afirmou ainda que todos os suspeitos de homicídios nesta sexta foram identificados e completa que a maioria dos envolvidos pode ter envolvimento com o crime, inclusive o taxista morto a facadas na zona Norte de Teresina. "Sobre ontem estão praticamente todos identificados. São uma quantidade grande mas na sua maioria todos com envolvimento no crime com exceção do cidadão que reagiu ao assalto. Há uma informação do menor de que o crime foi uma vingança e o taxista já havia efetuado alguns disparos contra ele. Embora sejam envolvidos com o crime não queremos essa quantidade de homicídios. A partir de hoje teremos operações intensificadas principalmente nas vias e favelas de Teresina", completou.

Policiais estão nas ruas

Contrariando a informação de que os policiais estariam aquartelados nesta sábado (28), o secretário nega a medida e garante que há policiais nas ruas. "Os policiais estão nas ruas e o objetivo é permanecer com a fiscalização acima do normal. Vão abordar e procurar crimes principalmente em Teresina. Há uma queda de quase 50% nos números de homicídios no interior e é um momento de nós focarmos Teresina embora esteja em queda", completou.

Morte de taxista

Em relação a morte do taxista Pedro de Jesus Lima, morto a facadas na tarde desta sexta-feira (27) na zona Norte da capital, o secretário garante que além do menor apreendido, há mais dois suspeitos identificados e que a Polícia está em diligências para localizar esses suspeitos. "Pelo que foi passado, os demais já tem envolvimento e pretendemos direcionar e unificar essas ações", pontuou.

O secretário revelou ainda que o adolescente contou detalhes em relação ao crime descrevendo a emboscada como suposta vingança a uma tentativa do próprio taxista de matar o jovem. Segundo Fábio Abreu, a Polícia Militar apreendeu o menor, contrariando ainda a informação de que os próprios taxistas haviam capturado o adolescente. "Os taxistas não conseguiram pegar o menor - eles estavam no afã da ocorrência e não tiveram paciência de analisar o caso não estou aqui questionando dele ter envolvimento com a criminalidade, o que parece ser verdade, mas quem fez a prisão foi a PM", concluiu o secretário.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais