Cidadeverde.com

Multa por uso indevido de vaga para deficientes e idosos sobe 140%

Imprimir

A multa pelo uso indevido de vagas reservadas a deficientes físicos ou idosos passa a ficar 140% mais cara. Isso porque começou a valer a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que altera essa infração de leve para grave. Assim, além de levar 5 pontos na carteira de habilitação (antes eram 3), o motorista multado vai pagar R$ 127,69, em vez dos R$ 53,20 anteriores.

"É uma infração que passa a ter um cunho pesado. Agora, por uma questão de conscientização e cidadania, o condutor vai pagar um preço mais caro  por cometer este tipo de infração", disse Bernardo Guimarães, especialista em trânsito. 

Além desta, há outras novidades para 2016 no trânsito: 10% das motos novas serão obrigadas a ter sistemas para melhorar a frenagem; o treino com simulador será obrigatório para tirar habilitação para carro; e vai começar a implantação do sistema de chips ou "placas eletrônicas" nos veículos. 

"As medidas que vão vigorar para quadriciclo, ciclomotores, veículos de duas ou três rodas e visam garantir a segurança, diminuir o número de acidentes, enfim, a melhoria na qualidade do trânsito. A questão do simulador passa a valer em alguns estados, uma vez que outros entraram com medidas para prorrogar a decisão. Porém, o Contran ainda estabelece o uso do simulador em todo o território nacional", argumenta o especialista. 


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais